Amalaki (amla): O que é, propriedades e benefícios

Alimentação Bem-estar
09 de Março, 2021
Amalaki (amla): O que é, propriedades e benefícios

Amalaki (Phyllanthus emblica) é uma fruta de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como os flavonoides e a vitamina C. Por isso, ela faz parte da Ayurveda e é conhecida por ajudar na longevidade e no rejuvenescimento. Ainda, é muito versátil e seu sabor pode variar. Por isso, é possível usar a fruta de várias formas. Não só, é um dos três frutos que fazem parte da composição da triphala.

Propriedades da amalaki

Entre suas propriedades, a fruta contém principalmente: flavonoides, taninos e outros antioxidantes, vitamina C, ácido elágico e campferol, um tipo de flavonoide também presente nas folhas de café.

Leia mais: Triphala: O que é, propriedades e benefícios

Benefícios da amalaki

Previne inflamações no corpo

Dentro da filosofia da dieta ayurveda existem os chamados doshas, que são perfis biológicos que indicam o que está em desequilíbrio no indivíduo. Assim, acredita-se que amalaki é capaz de beneficiar o dosha conhecido como pitta, formado por fogo e água, cujas características são ser quente, oleoso e leve. Ou seja, a fruta ajuda a controlar o dosha e previne inflamações. Além disso, fortalece a imunidade. Por fim, seu consumo pode:

  • Aliviar a insônia
  • Prevenir problemas de pele
  • Tratar distúrbios gastrointestinais
  • Controlar a pressão arterial
  • Prevenir a diabetes

Leia também: Neem (nim): O que é, propriedades e benefícios

Melhora a memória

Ainda, a fruta pode favorecer a memória e a função cognitiva. Por isso, também alivia o estresse, a ansiedade e sintomas da depressão, bem como a insônia.

Leia mais: Cardamomo: O que é, propriedades e benefícios

Previne o envelhecimento precoce

Por ser rica em propriedades anti-inflamatórias, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Ou seja, combate a ação dos radicais livres. São os radicais livres que causam o estresse oxidativo. Ainda, as unhas e os cabelos também se beneficiam dessas propriedades.

Leia também: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Protege a saúde do coração

Não só, a fruta ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial. Sendo assim, ela atua na prevenção de doenças do coração, como a aterosclerose e a hipertensão.

Controla o nível de açúcar no sangue

Por fim, por ajudar no controle da glicemia, a fruta ajuda a prevenir a diabetes. Dessa forma, trabalha a favor do emagrecimento.

Como usar a amalaki

A princípio, a fruta pode ser consumida de muitas formas. Porém, principalmente na forma de pó (como a triphala e o shilajit), óleo e de comprimido.

No entanto, a suplementação não deve ser feita sem recomendação e acompanhamento de um médico. Ainda, os possíveis efeitos colaterais do uso indevido da fruta são, por exemplo: dores de estômago, diarreia, queda de pressão e o aumento da glicose.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas