É possível ganhar massa muscular com a dieta low carb?

Alimentação Bem-estar
03 de Setembro, 2021
É possível ganhar massa muscular com a dieta low carb?

O emagrecimento com a dieta low carb é um assunto que ainda gera muita confusão. E quando falamos em ganhar massa muscular com esse tipo de estratégia alimentar, então, as dúvidas aumentam ainda mais. Por isso, a médica endocrinologista Bruna Marisa explica direitinho:

O que é a dieta low carb?

Primeiro, vale entender como funciona esse tipo de alimentação. “Dieta low carb é quando ocorre uma redução no consumo de carboidratos (especialmente açúcares, farinha branca e industrializados) e um aumento na ingestão de proteínas magras”, diz a especialista. Desse modo, o organismo passa a utilizar a gordura do corpo como a principal fonte de energia, queimando o excesso estocado e promovendo, assim, o emagrecimento.

Para provocar esse efeito, recomenda-se a ingestão de apenas 5% a 10% das calorias diárias em carboidratos – de 50g a 100g gramas por dia —, mas esse número pode variar de acordo com a pessoa, é claro. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato.

Leia também: Como ganhar músculos sem musculação?

A dieta low carb pode provocar a perda de massa muscular?

A médica afirma que toda dieta voltada para o emagrecimento pode gerar alguma perda de massa magra, principalmente se não feita corretamente. “As cotas de cada macronutriente que a pessoa vai ingerir precisam ser definidas individualmente e de acordo com a necessidade de cada indivíduo”, ela diz.

No caso específico da dieta low carb, cortar os carboidratos aumenta a chance de perda de massa magra porque eles são muito importantes para o processo. Isso mesmo, não são apenas as proteínas as responsáveis pela hipertrofia: os carboidratos garantem combustível para o treino, dão mais energia e também participam da reconstrução do tecido muscular.

Mas como ganhar massa muscular com a dieta low carb?

Contudo, não precisa desanimar, é possível, sim, evitar o problema. “Estudos demonstram que, na dieta low carb, a perda principal é de gordura, e que a perda de massa magra pode ser revertida de duas formas: exercício resistido para aumentar a força dos músculos e o consumo de proteína”, explica a profissional.

Isso porque as proteínas são compostas de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não consegue produzir naturalmente e, por isso, precisam ser garantidos na alimentação). São eles que estimulam a síntese muscular, permitindo que o músculo seja regenerado depois do treino e cresça (hipertrofia).

Além disso, para ganhar músculos com a dieta low carb, o segredo está na estratégia. É preciso escolher bem a quantidade e a qualidade dos carboidratos consumidos. “As cotas de carboidratos para ganhar massa muscular devem ser um pouco maiores do que a quantidade consumida com o objetivo de apenas perder peso”, diz Bruna Marisa. Um especialista saberá fazer a conta para indicar as porcentagens ideais de cada macronutriente para você.

Por fim, outra dica é priorizar os carboidratos complexos e evitar os refinados (açúcares, massas, pães, bolos, biscoitos…).

Leia também: Os melhores carboidratos para a sua alimentação

Fonte: Bruna Mariza, médica especialista em emagrecimento, pós-graduada em medicina ortomolecular e endocrinologia. Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva