Frutas ricas em proteínas para você adicionar ao cardápio

Alimentação Bem-estar
14 de Outubro, 2021
Frutas ricas em proteínas para você adicionar ao cardápio

Quem procura manter uma alimentação equilibrada — ou não consome produtos de origem animal — precisa prestar atenção na ingestão diária de proteína. Isso porque é muito fácil, no dia a dia, exagerarmos na dose de carboidratos e esquecermos desse outro macronutriente, extremamente importante para diversos processos do corpo. Mas será que existem frutas ricas em proteínas?

Leia também: Proteínas: Alimentos, benefícios, como consumir e dieta

Proteínas vegetais

As proteínas são grandes moléculas formadas por aminoácidos. Esses, por sua vez, podem ser divididos em essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos naturalmente pelo organismo e, portanto, precisamos adquirir por meio da alimentação (como histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina); e os não essenciais, isto é, os produzidos pelo corpo.

Com a estratégia correta com relação à alimentação, é possível conseguir os níveis de aminoácidos que o corpo precisa. Assim, o mesmo é válido para quem é vegano ou vegetariano e não ingere produtos de origem animal. Isso porque alguns vegetais são ricos em proteínas, por mais que não carreguem todos os aminoácidos que o corpo precisa — alguns devem ser suplementados com a ajuda de um especialista.

Garantir o correto consumo de proteínas no dia a dia é importante, pois:

  • Elas ajudam a reparar e a construir o tecido muscular;
  • Dão mais saciedade;
  • Ajudam no emagrecimento;
  • Contribuem para o desenvolvimento das células;
  • São partes importantes dos hormônios do corpo;
  • Por fim, estimulam a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.

Leia também: As melhores proteínas para a saúde cardiovascular

Frutas ricas em proteínas

É por isso que quem é vegetariano ou vegano precisa ficar de olho na ingestão correta das proteínas vegetais. Os alimentos conhecidos por serem ricos nesse macronutriente são as leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha… ), e não as frutas.

As frutas são mais famosas por concentrarem uma imensa variedade de vitaminas e minerais, além de água e fibras. Contudo, algumas podem carregar doses de proteínas. “O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

Leia também: Carne está cara? Opções de proteínas para o prato

Confira outros exemplos:

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista e membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

mulher olhando o celular
Bem-estar Equilíbrio

Redes sociais geram efeito “cérebro de pipoca”

“Cérebro de pipoca” ocorre quando nosso foco salta de rapidamente de uma coisa para outra, como grãos de milho quando estouram