Fake News: Fígado de boi não cura gripe

13 de janeiro, 2022

Depois da história de que o chá de erva doce possuiria a mesma substância do Tamiflu (medicamento usado no tratamento da Influenza), mais uma mentira precisou ser desmascarada na internet. Desta vez, a notícia falsa diz que o fígado de boi pode curar a gripe, o que não é verdade. Entenda a Fake News:

Fígado de boi para gripe: Notícia é falsa

A fake news é antiga, de 2018. Mas voltou a circular no Whatsapp recentemente, devido ao surto de gripe H3N2, uma variante do vírus Influenza A. A mensagem afirma que um suposto diretor do Hospital das Clínicas (HC), preocupado com a doença, faz várias recomendações para combater a enfermidade.

Dentre os conselhos, o texto cita o chá de erva doce, afirmando que ele teria o mesmo princípio ativo do Tamiflu, remédio muito utilizado no tratamento da enfermidade. Além disso, também fala em consumir alimentos fontes de vitamina C (como os sucos de acerola e de laranja) e comer fígado de boi para combater a gripe.

Em resposta ao G1, a assessoria de imprensa do HC disse que o seu diretor não fez qualquer tipo de recomendação a respeito do assunto.”O HCFMUSP esclarece que o áudio e o texto que estão circulando nas redes sociais, nos quais, supostamente, a Diretoria Clínica do HC faz um alerta sobre a gripe H3N2, não foram feitos pelo hospital”, diz a nota.

Por fim, vale lembrar também que não há nenhuma comprovação científica de que o fígado de boi seja capaz de acabar com a doença. Isso porque nenhum alimento, sozinho, é capaz de curar a gripe. Quem realmente combate o vírus é o próprio sistema de defesa do corpo. Assim, os medicamentos entram apenas para aliviar os sintomas e ajudar o organismo a se recuperar sem maiores sequelas.

Leia também: Fake news: Chá de erva-doce não possui a mesma substância do Tamiflu

Benefícios

O que o fígado de boi pode fazer, quando parte de uma dieta equilibrada, é ajudar a reforçar a nossa saúde, nos deixando mais protegidos contra a ação do vírus e mais fortes para eliminá-lo caso sejamos infectados. É por isso que uma alimentação adequada é essencial nesse caso.

No mais, essa carne é uma das proteínas de origem animal que mais possuem nutrientes para o corpo. Entre eles, podemos destacar as vitaminas A, B e D, e os minerais ferro, selênio e cobre.

Leia mais: Agende sua vacina contra a gripe

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.