Brasileiro consome metade do cálcio recomendado por dia

Alimentação Bem-estar
28 de Novembro, 2023
Brasileiro consome metade do cálcio recomendado por dia

Os sintomas da falta de cálcio no organismo, também chamada de hipocalcemia, costumam ser quase inexistentes em fases mais iniciais. “Portanto, a condição exige diagnóstico médico. Contudo, já em estágio mais avançado, o problema pode dar alguns sinais”, explica a nutricionista Dayse Paravidino. 

De acordo com um levantamento da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF em inglês), o Brasil ocupa o 47º lugar no quesito ingestão de cálcio no mundo. O que isso significa: que os brasileiros consomem, em média, apenas 505 mg do mineral por dia — menos da metade do volume recomendado! Saiba mais sobre as possíveis consequências da deficiência desse nutriente no corpo:

Leia também: Couve: Motivos para colocar o vegetal na alimentação

Importância do cálcio

Cálcio é essencial para o bom funcionamento do organismo. Entre suas principais funções, está a proteção dos dentes e ossos. E, conforme envelhecemos, seu papel se torna ainda mais fundamental, pois ajuda a prevenir a osteoporose e até fraturas.

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 1 200 mg de cálcio por dia. Contudo, existe um equívoco quando se pensa que o leite é a única ou a principal fonte de cálcio: semente de gergelim, sardinha, chia, grão-de-bico, aveia, salmão e ricota são outros bons exemplos.

Além disso, é importante não consumir esses alimentos juntamente com beterraba, espinafre, acelga, refrigerante, café, chá preto, comida industrializada com alto teor de sódio e ingredientes ricos em ferro, como carne vermelha e feijão. Isso porque essas combinações atrapalham a absorção do mineral pelo organismo.

Por fim, garantir taxas adequadas de vitamina D no corpo e praticar atividades físicas também são essenciais para ter boas doses de cálcio.

Leia também: Cálcio: Alimentos fontes do mineral – além do leite

Sinais da falta de cálcio

Alimentação deficiente em nutrientes, alterações hormonais, hipoparatireoidismo, pancreatite e algumas síndromes genéticas são as principais causas da falta de cálcio no organismo. E é preciso ficar atento aos seguintes sinais:

  • Fadiga crônica;
  • Irritabilidade;
  • Cãibras;
  • Espasmos musculares;
  • Além disso, confusão mental;
  • Formigamento nas mãos e nos pés;
  • Palpitações;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Depressão;
  • Por fim, cáries e problemas nos dentes.

Leia também: Cálcio na gravidez: Entenda porque o nutriente é tão importante

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor