Receita de bolo integral sem leite para um café da tarde saudável

21 de setembro, 2021

Existem sabores e lembranças na vida que ninguém resiste, não é mesmo: uma delas, com certeza, é aquele bolo super fofinho saindo quente do forno com jeito de casa de vó. Um gatilho gastronômico para muitos que possuem as mais doces lembranças da infância. E é possível deixar a receita mais saudável — confira como fazer um bolo integral sem leite!

A farinha integral é digerida lentamente pelo organismo, ou seja, não gera picos de açúcar no sangue e aumenta a saciedade. O resultado é que você acaba comendo menos e, por isso, consegue manter o peso ou até diminuir o ponteiro da balança.

Ademais, o fato de não levar leite torna o preparo uma boa opção para os intolerantes à lactose (carboidrato presente na bebida que garante aquele gostinho adocicado).

Leia também: Bolo fit: Receita de bolo fit saudável funcional

Quem criou a receita foi Silvia Kotaka, do @mamae_vidasaudavel.

Receita de bolo integral sem leite

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 1/3 de xíc de açúcar mascavo;
  • 1/4 de xíc de azeite;
  • 1/2 xíc de água;
  • 1 xíc de farinha de trigo integral;
  • 1 col (sobremesa) fermento químico.

Leia também: Receita de bolo de chocolate low carb: Veja o passo a passo

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque os ovos, o açúcar mascavo e bata bem até ficar cremoso (aproximadamente três minutos). Em seguida, adicione o azeite e a água e mexa mais. Acrescente a farinha de trigo integral aos poucos ainda com a batedeira ligada. Por fim, coloque o fermento e misture manualmente.

Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC até dourar (de 25 a 30 minutos). É só retirar do forno, esperar esfriar, desenformar e servir com um delicioso chá ou café.

Fonte: Silvia Kotaka, dona do canal @mamae_vidasaudavel, em parceria com Da Magrinha 100% INTEGRAL.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.