Será que é possível emagrecer estando em casa?

Alimentação Bem-estar
20 de Abril, 2020
Será que é possível emagrecer estando em casa?

Durante a quarentena, é necessário permanecer em casa, como forma de cumprir o isolamento social. Entretanto, para quem possui o objetivo de emagrecer, a tentação de estar perto da geladeira é grande, ainda mais combinada à ansiedade, que pode e converter em vontade de comer o tempo todo. Porém, é mais do que possível, com algumas adaptações à dieta e à rotina, emagrecer estando em casa.

Leia também: Como ter mais ânimo para treinar em casa

Passo a passo: Como emagrecer estando em casa

Tenha um planejamento

Como forma de atingir um objetivo, possuir um planejamento é sempre uma boa ideia. Portanto, um plano a ser seguido é ideal para quem quer emagrecer estando em casa. Por isso, é recomendável saber o que você irá comer ao longo da semana (a dica é planejar suas refeições), como será a rotina de exercícios e, assim, seguir esse cronograma.

Leia mais: Planeje seus exercícios e emagreça mais rápido

Procure por exercícios online

Está cada vez mais fácil achar os mais variados tipos de conteúdo online durante a quarentena, e isso não é diferente no caso de exercícios e treinos já montados ou aulas ao vivo. Por exemplo, o aplicativo Workout funciona como um aliado para quem deseja se exercitar em casa. Yogapilates, alongamentos, HIIT e treino funcional são algumas das modalidades que estão disponíveis no app, do nível iniciante ao avançado.

Ainda, o aplicativo tem como diferencial os vídeos, em que educadores físicos explicam a forma correta de fazer os exercícios e que ajudam a trabalhar diversas partes do corpo. Assim, você encontrará de tudo, desde movimentos com peso corporal até treinos projetados para mulheres grávidas.

Leia mais: Crossfit: Exercícios que você pode fazer sem sair de casa

Não trabalhe na cozinha

Ainda, essa é uma recomendação essencial: não trabalhe na cozinha se quiser emagrecer estando em casa. A razão para isso é que, estando nesse cômodo, você se estará muito mais suscetível a “beliscar” ao longo do dia, mesmo que não esteja com fome. Seja por estresse, ansiedade ou mesmo por tédio, ter comida tão perto enquanto trabalha pode ser um verdadeiro contratempo na perda de peso.

Leia também: Como evitar comer demais quando se está trabalhando em casa

Opte por frutas e vegetais

Além de acessíveis, frutas e vegetais serão seus maiores aliados nesse momento. No caso das frutas, elas não exigem preparo especial, a não ser pela higienização. Já com os vegetais, diversas receitas podem ser experimentadas, desde saladas, sopas até mesmo outras mais criativas e inovadoras.

Ambos são alimentos extremamente saudáveis e nutritivos, repletos de vitaminas, minerais e fibras, que promovem uma sensação de saciedade prolongada, o que ajuda muito na perda de peso.

Ainda, alguns outros alimentos recomendados são:

Leia mais: Alimentos práticos e saudáveis para sempre ter em casa

Hidrate-se

Por vezes, em meio à rotina agitada, bebemos menos água que o necessário. Entretanto, estando em casa, é mais fácil manter-se hidratado. Para ajudar, tenha uma garrafa consigo e a mantenha cheia sempre. Não só, você pode aproveitar o momento em casa para experimentar as águas saborizadas.

Escolha a gordura certa

A gordura monoinsaturada, encontrada no azeite, nozes e abacates, ajuda a metabolizar a gordura corporal e a reduz o colesterol LDL (o tipo ruim), enquanto aumenta o colesterol HDL (o tipo bom).

Esses alimentos incluem:

Controle o tamanho das porções

Para manter uma alimentação saudável e equilibrada é preciso consumir todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos, gorduras e, claro, frutas e verduras. Mas só isso não basta, já que é importante também conhecer e respeitar as quantidades ideais de cada grupo. 

Assim, cada um deve controlar as porções dos alimentos que ingere ao longo do dia. Também é bom ficar de olho no excesso de itens como manteiga, óleo, molhos de salada e condimentos.

Prefira comida de verdade

Por fim, para manter uma alimentação saudável, priorize refeições compostas por comida de verdade, como feijãobatatacarnefrango, peixe, ovo, verduras, legumes, frutas, grãos, cereais e iogurte natural. Portanto, fuja de alimentos industrializados, que são cheios de açúcar, gorduras, sódio e muitas vezes não saciam a fome por tempo prolongado e nem nutrem o corpo.  

Leia mais: Você deve beber água assim que acordar?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!