Será que homus é um alimento saudável?

Alimentação Bem-estar
09 de Setembro, 2019
Será que homus é um alimento saudável?

Não há dúvidas de que homus está em alta: ele é cada vez mais presença confirmada em diversos pratos, inclusive no cardápio de quem está de dieta. Versátil e saboroso, ele pode ser usado como um molho cremoso para salada e sanduíches, ou como alternativa à maionese (para saladas de feijão, frango, ovo e atum), em sopas, purê de batatas ou purê de couve-flor; ou como cobertura para legumes ou batatas assados ​​no forno.

Embora não exista uma receita universal dessa receita árabe, o homus (ou húmus) geralmente tem o superalimento grão-de-bico como seu principal ingrediente. Grão-de-bico, que é membro da família das leguminosas (junto com lentilhas, feijões e ervilhas, como ervilhas de olhos pretos e ervilhas), são versáteis e uma opção muito usada como substituto da carne em refeições vegetarianas e veganas. 

100 gramas do antepasto contém:

Energia

144 calorias

Proteínas

6 gramas

Carboidratos

38 gramas

Gorduras totais

7 gramas

Gorduras saturadas

0,3 gramas

Fibras

2 gramas

Benefícios do homus 

Ingerir homus é uma maneira divertida de introduzir mais proteínas, fibras e nutrientes à base de plantas em sua dieta. 

Leia também: Tahine: O que é, propriedades e como usar

Uma xícara de grão-de-bico, seu principal ingrediente, contém 10 gramas de proteína e cerca de 10 gramas de fibra alimentar – 40% da meta diária mínima. Ele também é fonte de antioxidantes e vários outros nutrientes essenciais. Um estudo de 2016 constatou que pessoas que consomem regularmente grão-de-bico ou homus têm maior ingestão de fibras, folato, magnésio, potássio, ferro e vitaminas A, E e C.

Outras pesquisas sugerem que o homus pode ajudar a compensar os picos de açúcar no sangue de alimentos com alto índice glicêmico. Quando os autores do estudo compararam o açúcar no sangue dos participantes que comeram pão branco com o açúcar no sangue dos que comeram pão branco com homus, eles descobriram que o segundo grupo apresentava níveis mais baixos.

Leia também: Benefícios da lentilha para a saúde

O consumo de grão-de-bico também está relacionado à melhora da saúde intestinal e à proteção contra doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Homus emagrece?

A composição exclusiva da leguminosa pode ser o motivo pelo qual seus  consumidores regulares têm IMC e medidas de cintura mais baixos do que as pessoas que não comem esses alimentos, de acordo com dados do governo norte-americano. Eles também são 53% menos propensos a terem obesidade.

Mas, embora o homus seja feito de ingredientes saudáveis e nutritivos, é preciso cuidado para não exagerar no consumo. Ele é relativamente alto em calorias devido ao teor de azeite. Duas colheres de sopa da pasta podem ter cerca de 70 calorias, então é muito fácil exagerar. A sugestão é dividi-lo em pequenas quantidades.

Nas receitas tradicionais, a pasta de grão-de-bico é combinada com outros superalimentos anti-inflamatórios, incluindo azeite de oliva extra virgem, tahine, alho e limão. E mesmo quando são adicionados ingredientes doces, como cacau e açúcar, o homus versão sobremesa servido com frutas frescas é uma opção muito mais saudável do que, digamos, bolo ou sorvete.

Em apenas alguns minutos, você pode preparar um lote de homus caseiro no liquidificador processador de alimentos, usando os ingredientes mencionados acima.

Leia também: Suco de tomate emagrece?

Mas se você comprar versões pré-fabricadas, verifique o rótulo. Escolha marcas feitas com azeite de oliva extra virgem – em vez de mais óleos inflamatórios, como o óleo de soja. E pule o que contém conservantes: examine a lista de ingredientes para coisas como sorbato de potássio, benzoato de sódio e outras palavras que você não reconhece.

Se você estiver comendo homus como um lanche, aproveite ao máximo as vantagens da saúde, escolhendo legumes frescos e crus, em vez de batatas fritas ou bolachas processadas para acompanhar. 

Leia também: Como saber se um alimento é integral ou refinado

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros