Dieta do Jimin, do BTS, pode ser perigosa. Entenda

Alimentação Bem-estar
21 de Novembro, 2022
Dieta do Jimin, do BTS, pode ser perigosa. Entenda

O K-pop é um gênero musical originado na Coreia do Sul que ganhou os corações do mundo todo. Por envolver uma grande variedade de elementos audiovisuais, muita coreografia e condicionamento físico, não é incomum que a rotina de exercícios e a alimentação dos astros vire assunto nas redes sociais de tempos em tempos. A dieta do Jimin, integrante do BTS, por exemplo, já foi alvo de notícias. Contudo, ela pode trazer riscos à saúde. Entenda:

Como funcionava a dieta do Jimin, do BTS?

Primeiramente, é preciso esclarecer que não foram encontradas fontes confiáveis que confirmem que essa estratégia alimentar ainda é seguida pelo cantor. Na verdade, ela geralmente é relacionada ao começo da carreira do famoso.

Contudo, hashtags e o próprio termo “dieta do Jimin” ainda rendem assunto nas redes sociais, com muitos vídeos de fãs tentando seguir a mesma por alguns dias. Aparentemente, a ideia da alimentação é realizar apenas uma refeição por dia e jejuar no restante do tempo — bebidas como água, sucos e chás sem açúcar estão liberadas.

Alguns internautas ainda tentam combinar a estratégia com uma rotina intensa de exercícios físicos, o que pode trazer consequências nada legais para a saúde. Aliás, portais e sites chegam a afirmar que o próprio Jimin, na época em que adotou a dieta, chegou a desmaiar em ensaios.

Leia também: Novembro Azul: alimentos ricos em licopeno para incluir na dieta

Dieta do Jimin: consequências para o corpo

Cortar radicalmente o número de calorias que a gente come diariamente não é nada recomendado por especialistas. Isso porque entre os riscos para a saúde envolvidos, podemos citar indisposição, cansaço, fraqueza, dores de cabeça e possíveis desmaios.

Isso sem falar nas chances aumentadas de deficiências nutricionais, uma vez que é difícil conseguir atingir as vitaminas e os minerais necessários com apenas uma refeição por dia. A longo prazo, a pessoa pode sofrer também com perda de massa muscular e efeito sanfona (emagrece, engorda, emagrece…).

Mas não somente o corpo é afetado por uma dieta radical — a mente também pode sair prejudicada. “As consequências deste impacto podem resultar em prejuízos significativos para a nossa vida, tal qual o desenvolvimento de um transtorno mental. Os transtornos alimentares, por exemplo, têm forte relação com dietas restritivas. Por este motivo, é essencial o acompanhamento de profissionais quando falamos sobre mudanças no padrão alimentar”, explica a psicóloga Nataly Santos Sampaio.

Por fim, mas não menos importante, a saúde da pele, das unhas e do cabelo também depende de uma alimentação equilibrada e saudável. Caso contrário, pode haver ressecamento, quebra e queda dos mesmos.

Leia também: Gisele Bündchen ensina receita de snack saudável. Confira!

Afinal, como emagrecer com saúde?

Felizmente, fontes afirmam que Jimin recebeu o apoio dos membros do BTS e de seus fãs, e agora segue um cardápio balanceado e saudável. Na verdade, essa é a estratégia mais indicada para quem quer emagrecer.

Além disso, é imprescindível contar com a ajuda de um especialista capacitado durante o processo. Ele poderá indicar o melhor cardápio para que a perda de peso ocorra com segurança e sem prejuízos à saúde.

Referência: FARIA, Alceu L; ALMEIDA, Simone G; RAMOS Theo M. Impactos e consequências das dietas da moda e da suplementação no comportamento alimentar, Research, Society and Development, 2021.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela