Dieta do arco-íris: O que é e benefícios

6 de fevereiro, 2020

Você já deve ter ouvido falar que quanto mais colorido o prato mais saudável ele é. Mas, você conhece a dieta do arco-íris? Criada pela nutricionista Dra. Deanna Minich, a dieta do arco-íris é um sistema colorido, inteligente e intuitivo para reunir a comida e a vida de uma maneira holística para trazer vitalidade, energia e paz de espírito”.

Sua abordagem não é única, mas a estratégia promove alimentos integrais coloridos e suplementos naturais. Da mesma maneira, defende os benefícios de comer uma variedade de frutas e vegetais de cores vivas. Mas, exatamente em quais alimentos você deve comer depende de qual dos sete sistemas de saúde em que se está trabalhando.

Sistemas de saúde

Segundo a autora, existem sete sistemas que representam todos os órgãos do corpo e cada sistema corresponde a uma cor do arco-íris. Por exemplo, o “sistema de incêndio” governa o sistema digestivo e inclui estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e intestino delgado. Assim, para nutri-lo, deve-se comer alimentos amarelos, como bananas, gengibre, limão e abacaxi. O “sistema da verdade” está posicionado nas glândulas supra-renais e corresponde à cor vermelha (ou seja, alimentos como beterraba, cerejas, tomates e melancia).

Leia também: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta

Benefícios da dieta do arco-íris

Todos os alimentos recomendados na dieta do arco-íris são frutas, legumes e verduras, ou seja, saudáveis. E, embora Minich possa sugerir a incorporação de certas cores mais do que outras (dependendo dos resultados de um questionário de 15 minutos encontrado no livro de sua autoria) para ver qual sistema de saúde está fora de controle, ela diz que é importante incluir cada uma das sete cores do arco-íris em na dieta diariamente, o que parece bastante inteligente.

Com isso, a dieta permite muitos nutrientes e fitoquímicos, que vários estudos mostram que está associado a um menor risco de algumas doenças.

Porém, não está muito claro quanta ciência e pesquisa estão por trás do plano alimentar. Por exemplo, o gengibre é conhecido por aliviar a náusea, mas comer mais realmente ajudará alguém com dores crônicas na barriga? E o que dizer de outros alimentos (sem a cor do arco-íris), como carne, pão e chocolate? 

Por fim, está provado que uma dieta rica em vegetais oferece maior proteção contra doenças do que uma dieta com alimentos processados ou gorduras saturadas. A American Cancer Society recomenda consumir pelo menos 2 xícaras e meia de frutas e legumes por dia. Portanto, para obter o melhor desses nutrientes, é melhor fazer um arco-íris com cada prato.

Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.