Melhores dietas para 2024: confira o ranking anual

Alimentação Bem-estar Saúde
12 de Janeiro, 2024
Melhores dietas para 2024: confira o ranking anual

A alimentação equilibrada está no centro da vida saudável. Através dela, conseguimos obter os nutrientes e vitaminas necessárias para manter o nosso corpo forte e sadio, evitando doenças como obesidade e diabetes. Mas convenhamos, nem sempre se alimentar bem parece ser uma tarefa fácil, né? Para te ajudar a colocar mais cores e saúde no seu prato, confira o ranking das melhores dietas para 2024

Qual é a melhor dieta para 2024? 

A análise com respaldo científico é publicada anualmente pela revista norte-americana especializada US News & World Report. Portanto, se o seu objetivo é controlar o peso a longo prazo e comer de forma saudável, experimente uma dessas dietas apoiadas pela ciência e que realmente funcionam. E o primeiro lugar vai para…

#1 lugar: Dieta do mediterrâneo

Consolidando a sua posição pela 7º vez consecutiva, a dieta mediterrânea foi eleita pela pelos pesquisadores com a alimentação mais saudável. O plano alimentar baseado no consumo de alimentos frescos e naturais surgiu a partir dos hábitos de países próximos ao Mar Mediterrâneo. Ou seja, Espanha, sul da França, Itália e Grécia.

Não há uma proporção exata de consumo, mas alguns grupos alimentares são fundamentais no sucesso do método. Azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, por exemplo, estão liberados. Entretanto, os produtos industrializados, como comida congelada, enlatados, biscoitos, pão de forma e outros, estão proibidos.

Veja também: Como adotar a dieta mediterrânea

#2 lugar: Dieta Dash

A dieta DASH propõe o baixo consumo de sódio, açúcares e de gordura saturada, encontrada em frituras, carnes vermelhas e industrializados. Os parâmetros colocados pelo regime alimentar são capazes de barrar a hipertensão, auxiliar na perda de peso e contribuir com a melhora do perfil metabólico. Com tantas vantagens, a dieta Dash obteve um score de 74,5% de aprovação e conseguiu o segundo lugar na lista de melhores dietas para 2024.

#3 lugar na lista de melhores dietas para 2024: Dieta MIND

Combinando o melhor dos dois mundos, a dieta MIND reúne padrões da dieta mediterrânea e da dieta DASH, as duas primeiras colocadas. Portanto, isso faz dela a terceira colocada no estudo com um score de 60,7% de aprovação. 

Esse regime alimentar foi desenvolvido para prevenir a demência e a perda da função cerebral à medida que você envelhece.

Por fim, é possível afirmar que o método é claramente saudável, focado em alimentos integrais e ricos em nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes — além de limitar ingredientes prejudiciais como o açúcar.

#4 lugar: Dieta da Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma ONG americana renomada quando o assunto é saúde. Assim, a metodologia desenvolvida pela organização oferece perda de peso e um estilo de vida mais saudável. O foco do regime alimentar é recalibrar os hábitos alimentares quebrando os maus e substituindo-os por bons com a ajuda da pirâmide alimentar exclusiva da Clínica Mayo, que enfatiza frutas, vegetais e grãos integrais. Em geral, esses alimentos têm baixa densidade calórica, o que significa que você pode comer mais e ingerir menos calorias.

Pense desta forma: com aproximadamente a mesma quantidade de calorias, você poderia consumir um quarto de uma barra de Snickers ou cerca de 2 xícaras de brócolis.

#5 lugar: Dieta flexitariana

Uma dieta que reduz o consumo de carne vermelha sem abrir mão de proteína animal: essa é a dieta flexitariana que ocupa o 5º lugar do ranking da U.S News. Na prática, ser flexitariano significa comer principalmente alimentos de origem vegetal – como frutas, verduras, legumes, grãos, nozes e produtos de soja – mas não exclusivamente isso. Hambúrguer e bifes podem ser consumidos em ocasiões especiais – é por isso que o flexitarianismo também tem sido chamado de “vegetarianismo casual“.

#6 lugar na lista de melhores dietas para 2024: Dieta Vigilantes do Peso

O plano alimentar proposto pela empresa Vigilantes do Peso se concentra na perda de peso duradoura através do comportamento, ciência nutricional e apoio social. Assim, a metodologia inclui uma abordagem 360º para ajudar os participantes a sustentarem os hábitos alimentares, além de se movimentar mais. 

#7 lugar: Dieta volumétrica

Emagrecer comendo mais: é isso que propõe a dieta volumétrica. o conceito desse processo de emagrecimento é bem simples: estimular o consumo de alimentos pouco calóricos que promovem maior saciedade. Assim, o forte dessa dieta são frutas, verduras e grãos integrais. Pois, esses alimentos são muito ricos em fibras, apresentam baixa densidade energética, poucas calorias e proporcionam a sensação de saciedade.

#8 lugar: Dieta anti inflamatória do Dr. Weil

A dieta anti inflamatória é um padrão alimentar voltado para a redução da inflamação crônica e doenças relacionadas, como doenças cardíacas, certos tipos de câncer e doença de Alzheimer. O plano alimentar foi originalmente criado pelo Dr. Andrew Weil, médico de medicina integrativa e autor de muitos livros sobre alimentação, envelhecimento e vida saudável.

O regime é amplamente baseado na dieta mediterrânea, mas inclui alguns alimentos extras, como chá verde e chocolate amargo. O programa exige uma variedade de alimentos frescos, com grande ênfase em frutas e vegetais, ricas fontes de fitonutrientes e compostos químicos naturais encontrados nas plantas que podem ser benéficos para a saúde humana.

#9 lugar: Dieta TLC

A dieta TLC ainda não é muito conhecida, mas chegou ao 8º lugar no ranking de melhores dietas do respeitado periódico US News and World Report . Projetada como uma maneira de gerenciar o colesterol, a dieta TLC também pode ajudar a perder peso e diminuir o risco de outras doenças crônicas.

Seguir a dieta significa acompanhar a porcentagem exata de macronutrientes que você ingere diariamente. Assim, nenhum grupo de alimentos é proibido, mas você pode ter que usar uma calculadora para ter certeza de que está consumindo o equilíbrio certo de carboidratos, proteínas e gorduras. 

#10 lugar na lista de melhores dietas para 2024: Dieta vegetariana

Por fim, o vegetarianismo fecha a lista da US News & World Report com a 10 posição. Assim, seguir uma dieta vegana significa consumir grãos, vegetais, frutas, legumes, nozes e sementes. Portanto, as pessoas que seguem uma dieta vegana obtêm seus nutrientes diários de alimentos vegetais, em vez de consumir quaisquer produtos de origem animal, como carne, laticínios e ovos.

Além das escolhas do prato, o vegetarianismo é um estilo de vida e quem o segue opta por não usar objetos, acessórios e peças de roupa feitas de couro, lã ou seda, cosméticos e maquiagens com insumos animais, assim como produtos de limpeza e velas feitas de cera de abelha.

Revista norte-americana especializada US News & World Report.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais