Melhores dietas para 2024: confira o ranking anual

Alimentação Bem-estar Saúde
12 de Janeiro, 2024
Melhores dietas para 2024: confira o ranking anual

A alimentação equilibrada está no centro da vida saudável. Através dela, conseguimos obter os nutrientes e vitaminas necessárias para manter o nosso corpo forte e sadio, evitando doenças como obesidade e diabetes. Mas convenhamos, nem sempre se alimentar bem parece ser uma tarefa fácil, né? Para te ajudar a colocar mais cores e saúde no seu prato, confira o ranking das melhores dietas para 2024

Qual é a melhor dieta para 2024? 

A análise com respaldo científico é publicada anualmente pela revista norte-americana especializada US News & World Report. Portanto, se o seu objetivo é controlar o peso a longo prazo e comer de forma saudável, experimente uma dessas dietas apoiadas pela ciência e que realmente funcionam. E o primeiro lugar vai para…

#1 lugar: Dieta do mediterrâneo

Consolidando a sua posição pela 7º vez consecutiva, a dieta mediterrânea foi eleita pela pelos pesquisadores com a alimentação mais saudável. O plano alimentar baseado no consumo de alimentos frescos e naturais surgiu a partir dos hábitos de países próximos ao Mar Mediterrâneo. Ou seja, Espanha, sul da França, Itália e Grécia.

Não há uma proporção exata de consumo, mas alguns grupos alimentares são fundamentais no sucesso do método. Azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, por exemplo, estão liberados. Entretanto, os produtos industrializados, como comida congelada, enlatados, biscoitos, pão de forma e outros, estão proibidos.

Veja também: Como adotar a dieta mediterrânea

#2 lugar: Dieta Dash

A dieta DASH propõe o baixo consumo de sódio, açúcares e de gordura saturada, encontrada em frituras, carnes vermelhas e industrializados. Os parâmetros colocados pelo regime alimentar são capazes de barrar a hipertensão, auxiliar na perda de peso e contribuir com a melhora do perfil metabólico. Com tantas vantagens, a dieta Dash obteve um score de 74,5% de aprovação e conseguiu o segundo lugar na lista de melhores dietas para 2024.

#3 lugar na lista de melhores dietas para 2024: Dieta MIND

Combinando o melhor dos dois mundos, a dieta MIND reúne padrões da dieta mediterrânea e da dieta DASH, as duas primeiras colocadas. Portanto, isso faz dela a terceira colocada no estudo com um score de 60,7% de aprovação. 

Esse regime alimentar foi desenvolvido para prevenir a demência e a perda da função cerebral à medida que você envelhece.

Por fim, é possível afirmar que o método é claramente saudável, focado em alimentos integrais e ricos em nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes — além de limitar ingredientes prejudiciais como o açúcar.

#4 lugar: Dieta da Mayo Clinic

A Mayo Clinic é uma ONG americana renomada quando o assunto é saúde. Assim, a metodologia desenvolvida pela organização oferece perda de peso e um estilo de vida mais saudável. O foco do regime alimentar é recalibrar os hábitos alimentares quebrando os maus e substituindo-os por bons com a ajuda da pirâmide alimentar exclusiva da Clínica Mayo, que enfatiza frutas, vegetais e grãos integrais. Em geral, esses alimentos têm baixa densidade calórica, o que significa que você pode comer mais e ingerir menos calorias.

Pense desta forma: com aproximadamente a mesma quantidade de calorias, você poderia consumir um quarto de uma barra de Snickers ou cerca de 2 xícaras de brócolis.

#5 lugar: Dieta flexitariana

Uma dieta que reduz o consumo de carne vermelha sem abrir mão de proteína animal: essa é a dieta flexitariana que ocupa o 5º lugar do ranking da U.S News. Na prática, ser flexitariano significa comer principalmente alimentos de origem vegetal – como frutas, verduras, legumes, grãos, nozes e produtos de soja – mas não exclusivamente isso. Hambúrguer e bifes podem ser consumidos em ocasiões especiais – é por isso que o flexitarianismo também tem sido chamado de “vegetarianismo casual“.

#6 lugar na lista de melhores dietas para 2024: Dieta Vigilantes do Peso

O plano alimentar proposto pela empresa Vigilantes do Peso se concentra na perda de peso duradoura através do comportamento, ciência nutricional e apoio social. Assim, a metodologia inclui uma abordagem 360º para ajudar os participantes a sustentarem os hábitos alimentares, além de se movimentar mais. 

#7 lugar: Dieta volumétrica

Emagrecer comendo mais: é isso que propõe a dieta volumétrica. o conceito desse processo de emagrecimento é bem simples: estimular o consumo de alimentos pouco calóricos que promovem maior saciedade. Assim, o forte dessa dieta são frutas, verduras e grãos integrais. Pois, esses alimentos são muito ricos em fibras, apresentam baixa densidade energética, poucas calorias e proporcionam a sensação de saciedade.

#8 lugar: Dieta anti inflamatória do Dr. Weil

A dieta anti inflamatória é um padrão alimentar voltado para a redução da inflamação crônica e doenças relacionadas, como doenças cardíacas, certos tipos de câncer e doença de Alzheimer. O plano alimentar foi originalmente criado pelo Dr. Andrew Weil, médico de medicina integrativa e autor de muitos livros sobre alimentação, envelhecimento e vida saudável.

O regime é amplamente baseado na dieta mediterrânea, mas inclui alguns alimentos extras, como chá verde e chocolate amargo. O programa exige uma variedade de alimentos frescos, com grande ênfase em frutas e vegetais, ricas fontes de fitonutrientes e compostos químicos naturais encontrados nas plantas que podem ser benéficos para a saúde humana.

#9 lugar: Dieta TLC

A dieta TLC ainda não é muito conhecida, mas chegou ao 8º lugar no ranking de melhores dietas do respeitado periódico US News and World Report . Projetada como uma maneira de gerenciar o colesterol, a dieta TLC também pode ajudar a perder peso e diminuir o risco de outras doenças crônicas.

Seguir a dieta significa acompanhar a porcentagem exata de macronutrientes que você ingere diariamente. Assim, nenhum grupo de alimentos é proibido, mas você pode ter que usar uma calculadora para ter certeza de que está consumindo o equilíbrio certo de carboidratos, proteínas e gorduras. 

#10 lugar na lista de melhores dietas para 2024: Dieta vegetariana

Por fim, o vegetarianismo fecha a lista da US News & World Report com a 10 posição. Assim, seguir uma dieta vegana significa consumir grãos, vegetais, frutas, legumes, nozes e sementes. Portanto, as pessoas que seguem uma dieta vegana obtêm seus nutrientes diários de alimentos vegetais, em vez de consumir quaisquer produtos de origem animal, como carne, laticínios e ovos.

Além das escolhas do prato, o vegetarianismo é um estilo de vida e quem o segue opta por não usar objetos, acessórios e peças de roupa feitas de couro, lã ou seda, cosméticos e maquiagens com insumos animais, assim como produtos de limpeza e velas feitas de cera de abelha.

Revista norte-americana especializada US News & World Report.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões