Crepioca engorda? Saiba tudo sobre o alimento

Alimentação Bem-estar
03 de Novembro, 2021
Crepioca engorda? Saiba tudo sobre o alimento

A crepioca é a mistura entre o crepe e a tapioca. Portanto, é feita com a fécula da mandioca, assim como a tapioca, mas também conta com a adição de ovo, o que resulta em uma massa mais espessa. Ela pode ser recheada a gosto, tanto com itens salgados (como queijos e vegetais), quanto com ingredientes doces (geleias e frutas, por exemplo). Mas será que a crepioca engorda? Saiba mais:

Crepioca engorda? Informações nutricionais do alimento

A base desse prato, muito utilizado por quem preza uma alimentação mais saudável, é a tapioca. O alimento, por sua vez, é rico em carboidratos e pobre em proteínas e fibras – não muito diferente de uma unidade de pão francês. Portanto, o item sozinho, se ingerido em grandes quantidades, pode ser bem calórico e até atrapalhar a perda de peso.

Contudo, uma boa opção para quem ama a tapioca é transformá-la em crepioca: em vez de cinco colheres de goma, é possível usar apenas uma e complementá-la com dois ovos. Isso reduz a concentração calórica e o índice glicêmico do ingrediente, o que evita os picos de açúcar no sangue e que a fome apareça de novo rapidamente. Sem contar que o ovo é rico em proteínas, nutriente importante para a construção de músculos. Assim, veja as informações nutricionais de uma crepioca (com um ovo, uma clara e duas colheres da farinha):

  • 154 calorias;
  • 20g de carboidratos;
  • 9,12g de proteínas;
  • 4,06g de gorduras;
  • 131,4mg de sódio;
  • Sem fibras.

Leia também: Aveioca: Benefícios e receita da crepioca de aveia

Crepioca engorda? Conclusões

Como visto acima, a crepioca contém boas doses de proteínas, mas uma quantidade considerável de calorias e nada de fibras. Portanto, você pode utilizar o preparo na dieta, desde que de forma moderada e inteligente: escolha recheios mais saudáveis e ricos em fibras. Bons exemplos são queijos magros (ou frango desfiado) com saladas e vegetais e geleias sem açúcar com frutas. Desse modo, você garante todos os nutrientes necessários para uma refeição completa e equilibrada!

Além disso, vale lembrar que nenhum alimento, por si só, é capaz de emagrecer ou engordar. Isso porque o mais importante é o todo — quão saudável é a sua alimentação no dia a dia.

Leia também: Biscoito água e sal é mesmo saudável? Entenda

Como preparar

A crepioca é uma ótima opção para o café da manhã. E o melhor de tudo é que a receita é bem fácil de fazer: você vai precisar de um ovo, uma clara, duas colheres de sopa de goma de tapioca e uma pitadinha de sal.

Para começar, você deve bater tudo com a ajuda de um garfo. Em seguida, é só despejar a mistura em uma frigideira antiaderente e virar quando a parte de baixo soltar. Assim, ao dourar, dá para rechear e servir!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso