Café da manhã saudável: Opções para montar o seu

Alimentação Bem-estar
18 de Outubro, 2021
Café da manhã saudável: Opções para montar o seu

O café da manhã é a refeição preferida de muita gente. Mas, para quem está seguindo uma dieta ou apenas está tentando se alimentar de maneira mais equilibrada, escolher os alimentos para o desjejum pode ser um desafio. Assim, ter um café da manhã saudável não é tão óbvio como parece. 

A primeira refeição do dia é a melhor aliada da disposição, além de trazer benefícios incríveis para o corpo. E, de acordo com a Mayo Clinic, começar o dia com um café da manhã saudável pode impedir que você coma mais tarde guloseimas pouco saudáveis. 

De acordo com uma análise publicada na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, não comer no café da manhã pode aumentar o risco de desenvolver diabetes. Ou seja, segundo a pesquisa, mulheres que não têm o hábito de se alimentar logo cedo estão mais propensas a desenvolver a doença, em comparação com aquelas que consumiam com frequência.

Já uma análise publicada no Journal Obesity revelou que os participantes com um café da manhã saudável perderam cerca de 8 quilos em três meses. Os voluntários foram divididos em dois grupos. O primeiro consumia a maior parte das calorias pela manhã. O outro optou por uma refeição mais completa durante a noite. Com isso, o grupo que investiu no jantar eliminou apenas 3 quilos

Café da manhã saudável: Opções para montar o seu

Iogurte natural com aveia

Iogurte possui alta concentração de probióticos essenciais para a saúde intestinal. Além disso, contém cálcio, mineral que atua diretamente no emagrecimento. Já a aveia contém um alto teor de fibras, que aumenta a saciedade.

Frutas vermelhas com iogurte integral

Frutas como amora, morango e framboesa são ricas em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade. Além disso, o iogurte integral é uma bebida fermentada. Portanto, pode ajudar com problemas de constipação.

Café da manhã saudável: Omelete

omelete café da manhã saudável

Os ovos são ricos em proteína. Ou seja, que atua diretamente no aumento da massa magra, acelerando o metabolismo. Assim, para turbinar ainda mais o emagrecimento, acrescente tomate, alho e cebola à receita, que possuem diferentes antioxidantes que auxiliam no funcionamento do organismo.

Abacate com ovo

Os dois são alimentos que oferecem uma dose importante de gordura boa. Por isso, consumidos juntos, promovem saciedade, favorecendo a dieta.

Granola entre as ideias de café da manhã saudável

Pique castanhas e coloque em um bowl junto com aveia e amaranto. Misture com óleo de coco e canela e incorpore bem à mistura. Coloque em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos. Por fim, retire do forno e acrescente frutas secas. Em seguida, transfira para outra travessa para não amolecer com o calor.

Panqueca de aveia com queijo minas

panqueca de aveia ideias de café da manhã saudável

As panquecas tradicionais são feitas com farinha de trigo. Mas, não é a melhor opção, principalmente pela quantidade de glúten e o alto índice glicêmico. Uma alternativa mais saudável e nutritiva é a panqueca de aveia. Assim, a aveia é fonte de fibras e, por ser um carboidrato complexo, apresenta baixo índico glicêmico. Ou seja, para quem pratica esportes e busca uma alimentação adequada para fornecer energia a aveia é uma excelente alternativa.

Leia também: Receita de pão de aveia de frigideira

Café da manhã, almoço ou jantar, a panqueca de aveia é um prato muito versátil e vai bem em muitas refeições. Dessa maneira, você pode consumir com diversos recheios, de doce a salgado. Mas, escolha ingredientes mais saudáveis, como o queijo minas, e prepare panquecas muito saborosas. Confira a receita:

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de farelo de aveia
  • 8 colheres (sopa) de água
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 2 fatias de queijo minas frescal light
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Orégano a gosto
  • Manjericão a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata a aveia, a água, os ovos e o sal até ficar homogêneo.

Despeje em uma frigideira antiaderente e cozinhe até soltar do fundo.

Vire a panqueca e cozinhe até soltar do fundo. Em seguida, vire a panqueca e cozinhe até dourar.

Recheie com o queijo minas, tempere com pimenta-do-reino e orégano. Por fim, sirva com manjericão.

Leia também: Emagrecer: O que comer antes de dormir quando se está de dieta

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes