Qual é o melhor treino para emagrecer?

27 de outubro, 2021

Para perder peso, é preciso que ocorra o chamado déficit calórico — ou seja, você precisa gastar mais calorias do que consumir no dia. Para atingir o objetivo com mais facilidade (e saúde!), o indicado é combinar uma dieta equilibrada com exercícios físicos. Mas qual o melhor treino para emagrecer? Entenda:

Aeróbico ou musculação: Qual é o melhor treino para emagrecer?

Para descobrir qual atividade é a mais indicada para quem quer perder peso, primeiro vale entender as diferenças entre os treinos aeróbicos e os de força (ou anaeróbicos).

Os treinos aeróbicos nada mais são do que aqueles que trabalham a nossa parte cardiorrespiratória. Geralmente, possuem intensidades mais moderadas e durações maiores, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Dançar, pular corda, pedalar, correr, caminhar e nadar são alguns exemplos.

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Quando você pratica um exercício aeróbico, seu corpo utiliza o oxigênio como principal fonte de energia para se manter em movimento. Desse modo, a sua respiração acelera e seus pulmões e coração trabalham a todo vapor, ficando mais fortes com o processo. Além disso, a circulação sanguínea é potencializada e o corpo é exigido como um todo, aumentando o gasto calórico.

Já a musculação, por outro lado, é considerada uma atividade anaeróbica. E ao contrário do aeróbico, esse tipo de exercício não utiliza o oxigênio como combustível — mas sim o carboidrato presente nas nossas células. Seus benefícios incluem a queima de gorduras e mais tônus muscular.

Levantamento de peso, pilates, musculação e tiros de corrida são os principais exemplos.

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Por promover grandes gastos calóricos, muita gente acaba achando que o treino aeróbico é o melhor para perder peso. Contudo, não é bem assim que funciona. O ideal, na verdade, é combinar os dois! Entenda:

Benefícios de um treinamento variado

Enquanto os exercícios aeróbicos vão fazer você suar a camisa, consumir muitas calorias e aprimorar o condicionamento físico, a musculação vai te ajudar a aumentar a taxa de massa magra no seu organismo.

E sabe o que isso quer dizer? Que você deixará seus músculos maiores e mais fortes, ao mesmo tempo em que diminuirá o acúmulo de gordura em regiões como o abdômen e os quadris. Isso é muito importante para evitar a flacidez excessiva durante o emagrecimento.

Ademais, como os tecidos musculares precisarão de mais energia, você queimará mais calorias, mesmo em repouso!

Ou seja, peça ajuda para seu personal. Ele saberá montar a planilha ideal para você, intercalando as atividades aeróbicas e anaeróbicas de acordo com a sua capacidade física. Por fim, vale apostar em atividades que queimam mais calorias, por exemplo:

  • Spinning: até 600 calorias em 30 minutos;
  • Pular corda: até 350 calorias em 30 minutos;
  • Boxe: Até 400 calorias em 30 minutos;
  • CrossFit: até 350 calorias em 30 minutos;
  • Hot Yoga: até 300 calorias em 30 minutos.

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