Depois dos 40 anos: Melhores exercícios para emagrecer

Bem-estar Movimento
13 de Janeiro, 2021
Depois dos 40 anos: Melhores exercícios para emagrecer

Os exercícios físicos são essenciais para pessoas de qualquer idade, pois trazem diversos benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Com o passar dos anos, o corpo passa por diversas mudanças e o metabolismo se torna mais lento. Apesar disso, se você deseja emagrecer depois dos 40 anos, saiba que é sim possível. Conforme envelhecemos, perdemos massa magra e cerca de 3% da massa óssea a cada ano, o que contribui ainda mais para o surgimento de lesões. 

Dessa maneira, se o seu objetivo é ganhar massa muscular, com algumas atividades físicas específicas isso também é possível. 

Contudo, é necessário ter o acompanhamento de um médico e educador físico antes, pois cada um tem um tipo de condicionamento físico diferente. Assim, será indicado os melhores exercícios, incluindo a intensidade e quantidade de tempo.

Exercícios para emagrecer depois dos 40

Segundo a recomendação de especialistas, pessoas mais velhas devem realizar atividade aeróbica moderada por 30 minutos diários, fortalecimento muscular com os principais grupos musculares três dias por semana, e exercícios de equilíbrio dois dias por semana no mínimo.

Além disso, você pode optar por realizar alguns exercícios fáceis que podem te ajudar a emagrecer após os 40 anos:

Treino HIIT 

treino hiit

O treino HIIT (High Intensity Interval Training) é uma ótima opção. Embora seja o treinamento perfeito para praticar aos 20 e 30 anos, também é aos 40. No entanto, deve ser adaptado às necessidades e condições da idade. 

Leia também: HIIT: Como fazer o exercício sem sair de casa

Flexão de braço

flexão

As flexões são ótimas para força e resistência da parte superior do corpo. Além disso, é um ótimo exemplo de treino HIIT e pode ser feito em casa. 

  • Deite-se de bruços no chão, com as pernas esticadas e os pés juntos. Coloque as duas mãos na largura dos ombros no peito.
  • Mantendo as costas, quadris e pernas retos, empurre com os braços até que os cotovelos estejam totalmente estendidos.
  • Dobre os cotovelos para abaixar o peito no chão.

Corrida

Muitas pessoas não gostam da academia, por isso, a corrida pode ser uma aliada no seu objetivo de emagrecer. Isso porque, apesar de não parecer, correr pode realmente te ajudar a perder algumas calorias quando praticado intensamente. Ainda, essa atividade física fortalece os músculos e trabalha o sistema respiratório.

Leia mais em: Erros mais comuns de quem usa a corrida para emagrecer

Yoga ou pilates: Benefícios antes e depois dos 40

Tanto yoga quanto o pilates são recomendados para pessoas acima de 40 anos. Durante a prática o equilíbrio, a flexibilidade e a força são trabalhados. Dessa forma, a saúde mental também é beneficiada, visto que essas atividades melhoram os sintomas de ansiedade, promovendo o bem-estar no geral.

Natação

Uma das melhores opções para os idosos é praticar natação. Pois com este exercício, é possível fortalecer todos os músculos ao mesmo tempo, adquirir maior capacidade pulmonar, entre outros benefícios.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas