Creatina engorda? Saiba mais sobre o suplemento

Alimentação Bem-estar
04 de Novembro, 2021
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Creatina engorda? Saiba mais sobre o suplemento

A creatina é um dos suplementos utilizados por quem malha — principalmente por aqueles que praticam exercícios de força e potência, como musculação e sprints de corrida. E apesar de muita gente achar que a creatina engorda e constrói massa magra, na verdade, o grande objetivo da substância é aumentar a tolerância ao esforço e retardar a fadiga, potencializando o desempenho no treino. Contudo, usá-la do modo errado pode, sim, levar ao aumento de peso. Entenda melhor:

O que é a creatina?

Nada mais é do que um composto presente naturalmente no corpo e produzido pelos rins, fígado e pâncreas. Além disso, a creatina também pode ser encontrada em alimentos como peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados. No nosso corpo, ela tende a se acumular nos tecidos musculoesqueléticos e em alguns órgãos (cérebro e testículos, por exemplo).

A substância está envolvida na fabricação de ATP, um tipo de energia utilizada pelos músculos em exercícios anaeróbicos (aqueles que envolvem muita intensidade e pouca duração). É por isso que ela gera tantos benefícios para a performance.

O organismo faz cerca de 1g de creatina por dia, e os atletas costumam suplementar com até mais 3g diariamente para ter mais gás. Comercializada em pó, ela precisa ser diluída em água ou leite para ser consumida.

Leia também: Creatina: Para que serve e como consumir o suplemento

Creatina engorda?

A creatina não possui calorias e nem promove o acúmulo de gorduras. Contudo, consumi-la (principalmente sem associar com a prática de exercícios físicos e com a ingestão de muita água) pode provocar um acúmulo de fluidos, ou seja, a retenção de líquidos. Esse processo, consequentemente, pode levar a um aumento dos números da balança.

Mas vale lembrar que, por funcionar como um ótimo combustível para os seus treinos, a substância vai ajudá-lo a ganhar mais massa magra — que potencializa a queima de gordura mesmo em repouso.

Ou seja, a creatina não engorda ou emagrece sozinha. Tudo depende de como é a sua alimentação e os seus treinos. Por isso, o recomendado é sempre procurar profissionais especializados na hora de suplementar e de montar a sua planilha de exercícios.

Leia também: Suplementos alimentares: O que são e quando tomar

https://youtu.be/4M0WTDBy0Mc

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva