Creatina engorda? Saiba mais sobre o suplemento
A creatina é um dos suplementos utilizados por quem malha — principalmente por aqueles que praticam exercícios de força e potência, como musculação e sprints de corrida. E apesar de muita gente achar que a creatina engorda e constrói massa magra, na verdade, o grande objetivo da substância é aumentar a tolerância ao esforço e retardar a fadiga, potencializando o desempenho no treino. Contudo, usá-la do modo errado pode, sim, levar ao aumento de peso. Entenda melhor:
O que é a creatina?
Nada mais é do que um composto presente naturalmente no corpo e produzido pelos rins, fígado e pâncreas. Além disso, a creatina também pode ser encontrada em alimentos como peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados. No nosso corpo, ela tende a se acumular nos tecidos musculoesqueléticos e em alguns órgãos (cérebro e testículos, por exemplo).
A substância está envolvida na fabricação de ATP, um tipo de energia utilizada pelos músculos em exercícios anaeróbicos (aqueles que envolvem muita intensidade e pouca duração). É por isso que ela gera tantos benefícios para a performance.
O organismo faz cerca de 1g de creatina por dia, e os atletas costumam suplementar com até mais 3g diariamente para ter mais gás. Comercializada em pó, ela precisa ser diluída em água ou leite para ser consumida.
Leia também: Creatina: Para que serve e como consumir o suplemento
Creatina engorda?
A creatina não possui calorias e nem promove o acúmulo de gorduras. Contudo, consumi-la (principalmente sem associar com a prática de exercícios físicos e com a ingestão de muita água) pode provocar um acúmulo de fluidos, ou seja, a retenção de líquidos. Esse processo, consequentemente, pode levar a um aumento dos números da balança.
Mas vale lembrar que, por funcionar como um ótimo combustível para os seus treinos, a substância vai ajudá-lo a ganhar mais massa magra — que potencializa a queima de gordura mesmo em repouso.
Ou seja, a creatina não engorda ou emagrece sozinha. Tudo depende de como é a sua alimentação e os seus treinos. Por isso, o recomendado é sempre procurar profissionais especializados na hora de suplementar e de montar a sua planilha de exercícios.
Leia também: Suplementos alimentares: O que são e quando tomar