Coquetel amazônico para emagrecer: possíveis benefícios e cuidados
Perder peso é uma vontade compartilhada por muitos. Entretanto, para que isso aconteça, não existe milagre: é necessário um déficit calórico, ou seja, o indivíduo precisa consumir menos calorias do que gasta. Assim, combinar uma alimentação equilibrada com uma rotina de exercícios é fundamental. De qualquer forma, existem algumas estratégias que muita gente acredita que podem colaborar com esse processo. O preparo de um coquetel amazônico para emagrecer é uma delas.
Apesar de contar apenas com ingredientes naturais, é importante consultar um profissional de nutrição para entender se o coquetel amazônico é seguro para você e com qual frequência tomar.
Coquetel amazônico para emagrecer: possíveis benefícios
A receita original conta com cinco ervas: alcachofra, banchá, cascara-sagrada, centelha asiática e sene. A primeira é uma flor extremamente nutritiva. Ela tem pouco carboidrato em sua composição, é rica em potássio e uma ótima fonte de fibras, água, vitamina C e magnésio. Além disso, a principal função da alcachofra é ativar a vesícula e estimular a bile. Por isso, ela é tão indicada para a digestão das gorduras.
A grande quantidade de fibras justifica a potência do ingrediente no que diz respeito ao emagrecimento, uma vez que aumenta a sensação de saciedade. O banchá, por sua vez, é uma variação do chá verde japonês. Diurética, essa erva possui antioxidantes, é baixa em calorias e acelera o metabolismo, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e, consequentemente, colaborando para o emagrecimento.
Já a cáscara-sagrada costuma ser usada como remédio caseiro para combater a prisão de ventre. Isso porque ela facilita o trânsito intestinal e possui efeito laxativo. Entretanto, deve-se usá-la com moderação, já que o excesso pode causar disenteria e desidratação.
A centelha asiática é conhecida por melhorar a longevidade, mas também traz outros benefícios para a saúde do corpo. Ela é rica em antioxidantes, ajuda a manter a pele jovial e firme, protege a saúde do cérebro e alivia sintomas de ansiedade.
Por fim, o sene contém propriedades laxativas, que ajudam na melhora do trato intestinal e, assim, facilitam a perda de peso. Além disso, a erva inibe a absorção em excesso de água, o que evita a retenção de líquidos. Entretanto, é importante consumir com moderação e verificar as contraindicações, já que não recomenda-se o uso de sene para menores de 14 anos, grávidas, mulheres no período menstrual ou em fase de amamentação, idosos ou pessoas com sensibilidades intestinais.
Como preparar o coquetel
O preparo do coquetel amazônico para emagrecer é bastante simples e prático. Basta adicionar uma colher de chá de cada erva em 50 ml de água fervente. Depois, aguardar cerca de dez minutos e servir em seguida.
Cuidados
Primeiramente, lembre-se que nenhuma bebida, sozinha, provoca a perda de peso. Assim, para que o emagrecimento realmente ocorra é preciso manter uma alimentação nutritiva, além de praticar atividade física com frequência.
Além disso, não é interessante tomar grandes quantidades do coquetel. Acima de tudo, é importante consultar profissionais da área para entender qual protocolo de emagrecimento seguir. Caso queira fazer uso do coquetel, vale conversar com o especialista escolhido acerca da frequência adequada e como encaixar na rotina.
Por último, tenha em mente que o emagrecimento deve ser saudável. Dessa forma, não compensa buscar fórmulas milagrosas ou muito restritivas de perder peso, tampouco recorrer a remédios ou chás emagrecedores sem orientação profissional.
Leia também: Chá 50 ervas: Emagrecedor aparentemente inofensivo pode causar falência do fígado