Consumo de ovos na infância ajuda no desenvolvimento do cérebro

Alimentação Bem-estar
01 de Agosto, 2022
Consumo de ovos na infância ajuda no desenvolvimento do cérebro

Um dos alimentos mais comuns no prato dos brasileiros, o ovo é também um dos mais ricos em termos nutricionais. Além disso, o consumo de ovos na infância, em suas diversas formas, garante vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade e até a desenvolver o cérebro!

“O ovo apresenta em sua composição um composto de nutrientes, como vitaminas do complexo B representados por tiamina, riboflavina, colina, vitamina B12, ácido fólico, piridoxina, biotina e vitaminas lipossolúveis A, D, E e K”, relata Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

Por isso, para falar mais sobre o assunto, a especialista dá mais detalhes sobre a importância do ovo na alimentação e como seus nutrientes são poderosos aliados para manter a saúde. Acompanhe:

Quais outros nutrientes estão presentes no ovo?

O ovo é uma ótima fonte de proteínas e apresenta em sua composição vitaminas do complexo B e vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Além disso, contém os carotenoides luteína e zeaxantina e minerais como ferro, selênio, magnésio e zinco.

Qual a ligação de cada nutriente para a saúde do cérebro?

As vitaminas do complexo B atuam de forma conjunta em reações bioquímicas para a produção de energia, e a tiamina, por exemplo, age como uma coenzima no fornecimento de energia e na produção de aminoácidos.

Por outro lado, o ovo é um alimento fonte de colina, uma vitamina do complexo B que apresenta ações relativas à cognição. A colina é matéria-prima para a produção de acetilcolina, um neurotransmissor relacionado ao impulso nervoso, à coordenação e ao movimento. A colina tem uma importante função cerebral relacionada à memória.

Além disso, o cérebro necessita de ingredientes como ácido fólico, zinco e magnésio para a produção de neurotransmissores como a serotonina.

Leia também: Existe leite materno fraco? Especialistas respondem principais dúvidas sobre amamentação

É verdade que o consumo de ovos ajuda na performance cognitiva?

A colina tem sua importância já na vida intrauterina, quando ocorre o fechamento do tubo neural e a formação de hipocampo relacionado à memória.

Após o nascimento, ela tem um papel fundamental no desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida, que pode estar relacionado à melhor cognição ao longo da vida.

Estudos mostram que a luteína e a zeaxantina, carotenoides presentes na gema do ovo, estão relacionados à cognição, pois apresentam ação antioxidante e protegem a bainha de mielina, estrutura composta por gordura que envolve a célula nervosa e favorece a transmissão do impulso nervoso.

A partir de qual idade uma criança pode consumir ovo?

A partir dos 6 meses de idade o ovo pode entrar na alimentação do bebê como parte da introdução alimentar e na forma de papa. Depois, alterações de textura promovem o desenvolvimento da criança e irão prepará-la para os hábitos da família.

Leia também: Introdução alimentar precoce: entenda os riscos para o bebê

Qual o consumo ideal de ovos na infância?

De acordo com a RDA (Ingestão Dietética Recomendada), o consumo de proteínas varia de acordo com a faixa etária das crianças. Considera-se 1,1g/kg de peso corporal para crianças de 1 a 3 anos e 0,95 g/kg de peso para a faixa etária de 4 a 13 anos. Desse modo, o consumo de 1 a 2 ovos por dia é adequado, tendo em vista outras fontes proteicas na alimentação.

Fonte: Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva