Colina: Vitamina B8 ajuda a turbinar o cérebro

Alimentação Bem-estar
30 de Março, 2020
Colina: Vitamina B8 ajuda a turbinar o cérebro

A colina é uma das vitaminas do complexo B, mais especificamente é a vitamina B8. Ela cumpre diversas funções no organismo, especialmente no cérebro.

Resumidamente, essa vitamina está diretamente ligada à cognição e à memória (funções cerebrais), bem como ao movimento muscular, à respiração e à frequência dos batimentos cardíacos. Em relação ao cérebro e aos músculos, impulsiona a produção de acetilcolina – neurotransmissor que atua na passagem do impulso nervoso dos neurônios para as células musculares. Ainda, esse neurotransmissor também é necessário para o controle da frequência cardíaca.

Não só, segundo o Instituto de Pesquisa em Nutrição da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a vitamina B8 também está diretamente relacionada com ao metabolismo.

Benefícios da colina 

Ganho de massa muscular

Além de ser essencial para a própria atividade e movimentação dos músculos, a colina é uma grande aliada do ganho de massa muscular, ou seja, a hipertrofia – objetivo de muitos atletas.

Protege a saúde do fígado

O fígado é um dos órgãos mais vitais do corpo humano – responsável, por exemplo, pela produção da bile e a detoxificação do organismo. Dessa forma, a colina como uma vitamina naturalmente protetora desse órgão. Assim, ela dificulta o acúmulo de gordura sobre os tecidos da região.

Leia mais: Melhores alimentos para o fígado

Melhora da formação cerebral de bebês

Na gravidez, consumir essa vitamina é ainda mais importante. A razão para isso é que ela ajuda na melhor formação cerebral do feto.

Leia também: Afinal, quanto é normal engordar na gravidez?

Quanto de colina consumir

A princípio, recomenda-se uma ingestão diária de 550 miligramas diários para homens adultos. No caso das mulheres, a recomendação é de 425 miligramas por dia. Entretanto, na gravidez, recomenda-se um pouco mais: 450 miligramas. 

Alimentos fonte de colina

Leia também: Vitamina B12: Alimentos, para que serve e benefícios

https://youtu.be/BlWtBgBXpb4
https://www.youtube.com/watch?v=P1mP-qMaxUQ

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas