Como perder peso de maneira saudável e evitar o efeito sanfona
Provavelmente você já ouviu falar sobre o efeito sanfona — bem como encontrou muitos mitos por aí a respeito do assunto. Ele acontece quando você emagrece, mas logo ganha os quilos eliminados novamente, entrando em um ciclo que não é nada bom para a sua saúde. Mas como perder peso de maneira saudável e conseguir manter os resultados?
Para responder à pergunta, Cris Dias entrevista a nutricionista Gabriela Forte no 11º episódio do podcast De bem com você, da Vitat. Nele, elas batem um papo bem enriquecedor sobre como emagrecer com saúde e definitivamente. Aperte o play:
Conheça a convidada
Gabriela Forte é nutricionista. Além de atendimentos clínicos personalizados, influencia mais de 85 mil pessoas em suas redes sociais. Se você procura uma nutrição eficiente e que também trabalha com a mente, não deixe de seguir o perfil da especialista.
“Brinco que quase todas as mulheres já tiveram que lidar com o efeito sanfona em algum momento. E isso acontece principalmente porque a gente tem muita dificuldade em reprogramar a área comportamental de nossas vidas, que é muito importante. Eu, aliás, venho de um histórico de tentar encontrar controle emocional na comida. Por isso, vivi alguns quadros de compulsão alimentar no fim da minha adolescência” , relata.
Como perder peso de forma saudável: O que é o efeito sanfona e como identificá-lo?
Cientificamente falando, ainda não existe um número estipulado de quilos eliminados/conquistados em um curto período que designe o efeito sanfona. Mas se você costuma ficar alternando entre a perda e o ganho de 3% a 5% do seu peso corporal constantemente, pode considerar o problema. “É quando a pessoa não consegue ter uma estabilidade no emagrecimento. Ou seja, ela não consegue ver uma evolução contínua no processo”, explica Gabriela.
Realmente, a perda de peso pode ter seus altos e baixos — assim como todas as outras áreas das nossas vidas. Contudo, o sobe e desce frequente dos números na balança podem trazer algumas consequências negativas e desmotivar.
“Isso gera uma série de processos inflamatórios que podem aumentar a predisposição a doenças cardiovasculares, ao diabetes e à hipertensão”, diz a profissional.
Leia também: Como baixar o colesterol e a glicose com ajuda da alimentação
Como perder peso de forma saudável: Hábitos que causam o efeito sanfona
- Buscar soluções milagrosas: “Procurar dietas rápidas e restritivas coloca o nosso corpo dentro de um contexto de desgaste, podendo, desse modo, causar uma série de doenças e desequilíbrios metabólicos”;
- Não cuidar da saúde mental: “A comida é uma forma de recompensa cerebral, e ela participa da formação do aparelho psíquico de todos os seres humanos. Por isso, é muito importante que o paciente entenda que o emagrecimento só vai ser duradouro se ele der atenção à parte mental e comportamental. Não é nada legal, por exemplo, sentir culpa após uma refeição;”
- Comparar seus resultados com os de outras pessoas: “Hoje, é muito comum você entrar no Instagram e dar de cara com cem ‘corpos perfeitos’. Mas a gente tem que entender que esse biotipo é exceção, e não regra. Hoje, seis em cada dez brasileiros têm problemas com peso.”
Sobre o De Bem Com Você
No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana (às quartas), um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!
E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.