Como parar de tossir: veja dicas para aliviar a tosse

Saúde
06 de Julho, 2023
Como parar de tossir: veja dicas para aliviar a tosse

A tosse é um reflexo natural do corpo humano que ajuda a limpar as vias respiratórias. Trata-se, então, de um mecanismo de defesa do sistema respiratório para expelir irritantes, muco, substâncias estranhas e até mesmo microrganismos que possam estar presentes nas vias aéreas. Em geral, o sintoma é causado por irritação ou inflamação das vias respiratórias, que pode ocorrer devido a várias razões, como alergias ou infecções respiratórias. Fato é que o sintoma é bastante incômodo. Por isso, veja agora dicas de como parar de tossir.

Leia mais: Chá para tosse com catarro: quais são as melhores opções?

Como parar de tossir?

  • Beba água: Tomar pequenos goles de água pode ajudar a acalmar a garganta e reduzir a vontade de tossir. Mantenha-se hidratado durante todo o dia.
  • Chupe uma pastilha ou bala para a garganta: Pastilhas ou balas que contenham ingredientes como mentol, eucalipto ou mel podem ajudar a acalmar a garganta irritada e suprimir a tosse.
  • Use um spray para garganta: Sprays para garganta contendo substâncias anestésicas ou refrescantes podem ajudar a reduzir a irritação e aliviar a vontade de tossir.
  • Tente técnicas de respiração: Respirar lentamente e profundamente pelo nariz e depois expirar pela boca pode ajudar a acalmar o reflexo da tosse. Respirar no vapor de água quente ou segurar uma toalha quente e úmida perto do rosto também pode ser útil. Por isso, é uma das dicas de como parar de tossir.
  • Evite irritantes: Evite fumar, bem como a exposição a fumaça, poluentes do ar ou outros irritantes respiratórios, pois eles podem agravar a tosse. Mantenha-se em um ambiente limpo e livre de alérgenos, se possível.
  • Use medicamentos para tosse: No entanto, se a tosse for persistente e não responder a medidas simples de alívio, consulte um médico.  Assim, eles podem prescrever medicamentos específicos para controlar a tosse com base na causa subjacente.

Melhores chás para parar de tossir

Embora esses chás possam fornecer alívio temporário dos sintomas da tosse, eles não tratam a causa subjacente. Por isso, se a tosse persistir por mais de algumas semanas, for acompanhada por outros sintomas graves ou se você tiver preocupações sobre sua saúde, é sempre melhor procurar orientação médica. Confira agora opções de chá para aliviar a tosse.

Chá de gengibre

O gengibre, quando consumido em quantidades moderadas, possui diversos benefícios para a saúde. Contém propriedades anti-inflamatória e expectorante que ajudam a abrir as vias aéreas. O gengibre também ajuda a relaxar os músculos das vias aéreas e diminui a tosse noturna, chiado e aperto no peito.

Como parar de tossir: Chá de raiz de alcaçuz

O chá de raiz de alcaçuz também não fica para trás e mostra ser um ótimo remédio caseiro contra a tosse. A erva usada como base possui triterpenóides e flavonoides em sua composição, responsáveis pelo bom desempenho do chá em relação ao alívio das crises. Apesar da raiz ser considerada segura, o consumo não é tão indicado para pessoas com doença cardíaca, renal ou pressão alta.

Chá de camomila

O chá de camomila, muito conhecido por suas propriedades calmantes, também funciona no combate à tosse. Assim como o chá de gengibre e o chá de raiz de alcaçuz, ele tem ação anti-inflamatória, devido aos óleos de suas flores, e ajuda a lubrificar a garganta.

Como parar de tossir: chá de hortelã

A hortelã possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação respiratória frequentemente associada à tosse. Um dos compostos ativos mais fortes da hortelã é o mentol, que é antibacteriano, ajuda a quebrar o muco e acalma a garganta.

Chá de tomilho

Uma das melhores opções para combater a tosse é o chá de tomilho. A planta possui propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias. Dessa forma, confira algumas das melhoras que ele pode causar no quadro:

  • Alivia tosse e dor de garganta;
  • Afina e diminui o muco associado a alergias e infecções das vias aéreas;
  • Reduz a inflamação nas vias aéreas;
  • Além disso, relaxa os músculos brônquicos.

Leia também: Chá para dor de garganta: afinal, quais são os melhores e como preparar

Chá de equinácea

A equinácea é conhecida por suas propriedades imunoestimulantes, por isso, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e combater infecções respiratórias que causam tosse.

Chá de canela, cravo-da-índia e limão

A canela e o cravo possuem propriedade bactericida e ajudam a eliminar os microrganismos responsáveis pela tosse. Além disso, o limão e o mel contém propriedades expectorantes, ajudando a fortalecer o sistema imune devido à presença de vitamina C em sua composição. Essa receita de chá de canela com cravo-da-índia e limão também possui propriedades calmantes, ajudando a diminuir a tosse.

Chá de alho

Por fim, o alho possui um composto chamado alicina, que pode matar as bactérias e os germes que causam dor e irritação. As especiarias também têm significativas propriedades que fortalecem a imunidade e podem ajudar a aliviar a tosse.

 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite