Chá para tosse com catarro: quais são as melhores opções?

Saúde
16 de Junho, 2023
Chá para tosse com catarro: quais são as melhores opções?

Acompanhada das baixas temperaturas, vem as doenças e sintomas típicos dessa época do ano: gripe, rinite, dor de garganta, nariz escorrendo, tosse… A lista é grande. Por isso, na hora de aliviar o corpo de tantos sintomas incômodos, os chás podem ser grandes aliados. Você sabia, por exemplo, que existe chá para tosse com catarro? Veja as melhores opções!

Leia mais: Chá para tosse: benefícios e como preparar

Causas da tosse com catarro

A tosse é um reflexo de proteção do aparelho respiratório, como consequência de um processo irritativo. É um processo benéfico que impede a entrada de germes, secreção, alimentos ou corpos estranhos na via aérea. Em outros, no entanto, tosse pode ser sinal de algum problema de saúde, ainda mais se tiver catarro.

Chamada de tosse produtiva, na tosse com catarro expele-se o muco, que pode ser claro, espesso, branco, verde, amarelado ou em alguns casos acinzentado. O catarro ou muco é produzido por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, uma camada que reveste internamente as vias aéreas.

Sua função é proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactéria e outros micro-organismos que podem infectar nosso corpo. O tratamento vai depender da causa. Como a maioria dos casos é decorrente de infecções virais, a recomendação é repouso, hidratação, inalação e lavagem nasal com soro fisiológico. Além disso, investir em chá para tosse também pode ajudar a aliviar os sintomas.

Chá para tosse com catarro: melhores opções

O chá para tosse com catarro tem ação antisséptica, anti-inflamatória e expectorante. Por isso, a bebida ajuda a aliviar a inflamação das vias aéreas e a afrouxar a secreção. Lembrando que, para complementar, recomenda-se o consumo de bastante água para ajudar a fluidificar as secreções mais espessas, o que ajuda a combater a tosse com catarro. Veja, agora, algumas opções de chás:

Chá de gengibre

O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para aliviar a tosse, especialmente por causa de sua ação anti-inflamatória e expectorante. Dessa forma, ajuda a reduzir o catarro produzido durante a gripe.

Ingredientes:

  • 2 cm de gengibre fresco picado em pedaços pequenos ou 1 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, junte todos os ingredientes e deixe ferver por entre cinco a dez minutos. Depois de pronto, pode ser servido quente ou gelado. Se quiser, você pode coar os pedaços de gengibre do chá.

Chá de eucalipto

O chá expectorante de eucalipto também ajuda a descongestionar e ainda é fortificante. Por isso, ajuda na sinusite, gripes e resfriados.

Modo de preparo:

Adicione 1 colher (de sopa) de folhas picadas de eucalipto em 150 ml de água fervente. Então, desligue o fogo, tampe o chá e deixe repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coe e beba 1 xícara do chá 2 a 3 vezes por dia.

Chá de guaco

O guaco é um chá para expectorar catarro do pulmão. Além disso, ele alivia gripes, resfriados, bronquites alérgica e infecciosa.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque 150 ml de água para ferver e depois despeje no recipiente com 1 colher (de sopa) de folhas de guaco picadas. Espere amornar, coe e beba 1 xícara de chá 3 vezes ao dia.

Chá de hortelã

O chá de hortelã é rico em mentol, um óleo essencial que ajuda a melhorar os sintomas de tosse com catarro, nariz escorrendo ou entupido e, dor de cabeça, comuns nos casos de gripes ou resfriados.

Além disso, este chá tem propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, que ajudam o corpo a combater o resfriado e a se recuperar mais rápido.

Ingredientes:

  • 6 folhas picadas de hortelã;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicione o hortelã na xícara com água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coe, adoce com mel, se desejar, e tome de 3 a 4 xícaras por dia.

Chá para tosse com catarro

Chá para tosse com catarro: Chá de tomilho e mel

A infusão de tomilho e mel é rica em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, que também possuem ação expectorante. Dessa forma, facilita a eliminação do catarro, além de lubrificar a garganta, aliviando a tosse, a coriza e a sensação de nariz entupido.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de extrato de tomilho seco ou 2 ramos de tomilho fresco;
  • 1 litro de água fervente;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo:

Antes de mais nada, adicione o tomilho seco na água fervente. Então, deixe descansar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coe. Beba até 3 xícaras por dia.

A infusão de tomilho não deve ser usada por pessoas com problemas no estômago, doenças no fígado ou que usam remédios anticoagulantes.

Chá de alcaçuz

O chá de alcaçuz, preparado com a planta medicinal Glycyrrhiza glabra, é rico em substâncias que possuem potente ação expectorante. Além disso, tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, que ajudam a combater a tosse com catarro e outros problemas respiratórios, como resfriados ou bronquite, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Mel para adoçar.

Modo de preparo:

Primeiramente, adicione o alcaçuz na xícara com água fervente. Depois, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Por fim, coe e adoce com mel, se desejar. Beber até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação, além de pessoas com problemas cardíacos, doenças renais e níveis baixos de potássio no sangue.

Chá de equinácea

O chá de equinácea é rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórios e imunoestimulantes. Dessa forma, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo a duração de gripes, resfriados ou sinusite, além de aliviar a tosse com catarro.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque 1 colher de chá da raiz ou folhas da equinácea em uma xícara de água fervente. Então, deixe descansar por 15 minutos. Por fim, coe e beba até, no máximo, 2 vezes por dia.

O chá de equinácea não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, não é recomendado para pessoas que tenham asma, tuberculose ou doenças autoimunes, como artrite reumatóide, lúpus ou psoríase.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros