Como parar de beliscar durante o dia? 8 dicas essenciais

Alimentação Bem-estar
10 de Novembro, 2021
Como parar de beliscar durante o dia? 8 dicas essenciais

O som “croc-croc” é frequente no seu dia a dia? Ao trabalhar em frente ao computador, assistir uma série na TV ou mexer no celular, você sente vontade de colocar a boca para mastigar? Fique esperto: o hábito de consumir snacks o tempo todo pode levar ao aumento de peso e nem sempre significa que você está com fome. Mas como parar de beliscar sem necessidade? Veja a seguir:

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Por que sentimos vontade de comer o tempo todo?

Esse desejo frequente por comida pode estar relacionado a duas principais razões. A primeira delas tem a ver com a qualidade da sua alimentação. “Itens ricos em carboidratos (pães, biscoitos, bolos, guloseimas e massas, por exemplo) costumam despertar muita fome em pouco tempo depois da última refeição. O mesmo vale para ingredientes processados e industrializados”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.

O processo acontece porque esses tipos de alimentos podem até ser bem calóricos, mas possuem elevados índices glicêmicos. O que isso quer dizer? Que eles são rapidamente digeridos pelo corpo e transformados em açúcar no sangue. Isso causa picos da substância no organismo — ou seja, você sente satisfação, energia e saciedade iniciais, mas logo em seguida, o cansaço e a fome aparecem novamente.

Outro provável motivo para a vontade de beliscar é a fome emocional. Ela acontece quando resolvemos devorar uma barra de chocolate porque estamos tristes, atacar um pacote de pipoca para aliviar as tensões ou até beber várias latas de cerveja para comemorar uma conquista.

Se raro, esse costume pode fazer parte de uma dieta equilibrada. Mas quando o hábito se torna corriqueiro (você percebe, por exemplo, que recorre às “beliscadas” nada saudáveis para esquecer as emoções), ele pode levar ao aumento de peso e a transtornos alimentares.

Leia também: Quando o estresse vira compulsão alimentar

Mas como parar de beliscar durante o dia?

A especialista elenca dicas essenciais:

1 – Mantenha horários fixos para as refeições

Algumas pessoas ficam satisfeitas com apenas três refeições por dia. Mas se você sente vontade de beliscar o tempo todo, pode ser que você tenha que dividir melhor os períodos de alimentação.

Determine horários fixos para comer (de três em três horas, por exemplo) e coloque alarmes no celular que te ajudarão a lembrar. Além disso, separe antes as porções dos lanches — assim, você evita exageros.

2 – Como parar de beliscar: Coma mais comida de verdade

Como explicado anteriormente, snacks industrializados e ricos em carboidratos refinados deixam a gente com fome muito rapidamente. A dica, então, é investir em alimentos que trazem mais saciedade: frutas com cascas e vegetais crus (que são ricos em fibras), castanhas (fontes de gorduras boas) e proteínas magras (ovo, frango, queijos brancos) são ótimas opções.

3 – Beba água

Você sabia que muita gente confunde a sensação de sede com fome? Portanto, capriche na ingestão diária de líquidos. E quando o desejo por um salgadinho aparecer, beba um copinho de água e espere alguns minutos — dessa forma, você garante que o problema não é a desidratação.

4 – Como parar de beliscar: Ocupe a mente

Se você estiver estressado, triste, cansado ou nervoso, tente focar em atividades que não envolvam a comida. Ou seja, em vez de beliscar, leia um livro, converse com um amigo, escute músicas relaxantes…

Leia também: 5 erros da dieta que você comete no trabalho

5 – Tome sol

A vitamina D, além de ajudar na absorção de cálcio e fósforo, pode reforçar o sistema imunológico e ajudar no equilíbrio mental e emocional, trazendo mais energia para as suas atividades diárias e espantando o cansaço — que, por sua vez, tem relação com a vontade de beliscar.

6 – Como parar de beliscar: Varie o cardápio

Consumir sempre os mesmos alimentos causa a monotonia alimentar. E aí, já viu: ao ver algum alimento diferente, você vai querer devorá-lo.

7 – Mantenha-se ativo

A prática regular de atividade física traz a sensação de bem-estar. Assim, a chance de você descontar emoções ruins na comida diminui.

8 – Preste atenção em você

Por fim, sempre que quiser beliscar, pare por alguns instantes e preste atenção no que você realmente está sentindo: será que está com fome mesmo? A quantidade de “nãos” que você dirá vai surpreender.

Leia também: Quer comer mais saudável? Durma mais

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

exames ergométricos
Bem-estar Movimento Saúde

Exames ergométricos: saiba quais são e a indicação de cada um deles

A atividade física é parte do tratamento de diversas doenças. Veja a importância dos exames e para quem são indicados

dieta na amamentação maternidade e cirurgia plástica
Bem-estar Gravidez e maternidade

Mitos e verdades da maternidade e cirurgia plástica

A maternidade é, para muitas mulheres, um momento de muitas transformações. É um período em que surgem novos sentimentos e emoções, além de diversas alterações físicas,

mulher segurando pílulas de citrato de magnésio na mão
Alimentação Bem-estar Saúde

Magnésio citrato alivia prisão de ventre? Entenda

Magnésio citrato é indicado para o tratamento da constipação aguda, mas nem todo mundo deve consumi-lo. Entenda melhor