Como limpar panela de inox, ferro, cerâmica e aço carbono?
Saber cuidar dos seus utensílios de cozinha é muito importante para aumentar a vida útil deles e até fazer comidas mais saborosas, sabia? O problema é que eles podem ser feitos de materiais totalmente diferentes — e cada um pede cuidados especiais. Por isso, veja como limpar panela de inox, ferro, cerâmica e outras:
Como limpar panela de inox
O que é?
As panelas de aço inoxidável de alta qualidade geralmente têm um núcleo de alumínio ou cobre — o que as torna ótimas condutoras de calor. Esse material é adorado por chefs e cozinheiros porque é resistente, dura bastante e dificilmente lasca ou quebra, sem contar que aguenta temperaturas altíssimas.
Como usar?
O inox é incrivelmente versátil: você pode refogar vegetais, engrossar molhos e até levar ao forno. Não costuma ser antiaderente, mas não faz a comida grudar se for untado com um pouco de azeite e se o alimento colocado na panela estiver em temperatura ambiente (e não gelado).
Como limpar panela de inox?
Espere o utensílio esfriar antes de lavá-lo à mão com água e detergente. Se a gordura estiver impregnada na superfície, vale deixar de molho em água morna ou esquentar a panela no fogão com água e tirar os pedaços com a ajuda de uma colher de pau.
Panelas de inox geralmente podem ser colocadas na máquina de lavar louças, mas alguns especialistas não recomendam o ato (uma vez que os produtos usados nos aparelhos são muito abrasivos). De qualquer forma, vale consultar o manual do fabricante.
DICA: Para evitar manchas e descolorações, seque o inox imediatamente após lavar.
Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha
Como limpar panela de cerâmica
O que é?
A maioria das panelas antiaderentes é feita com revestimentos de plástico sintético, como o teflon. Contudo, começaram a surgir discussões a respeito das substâncias tóxicas que esse material poderia soltar na comida.
Por isso, algumas pessoas apostam na cerâmica. Panelas desse tipo recebem um revestimento à base de areia para não grudarem — ele fica permanentemente no objeto e não evapora, lasca ou descama.
Como usar?
A cerâmica é um ótimo condutor de calor, então você não precisa deixar o fogo muito alto para preparar as suas refeições. Isso porque se o calor for demais, pode queimar alguns óleos, como o azeite. Nesses casos, aposte em gorduras com pontos de cocção maiores, como o óleo de abacate ou o de semente de girassol.
Colheres e espátulas de metal não são recomendadas, pois danificam a superfície da sua panela. E se o seu equipamento tiver cabos adequados, ele pode ir para o forno.
Como limpar panela de cerâmica?
Primeiramente, deixe o utensílio esfriar completamente. Isso evitará o choque térmico, que pode provocar danos e deformações. Em seguida, lave à mão com água morna, detergente neutro e o lado delicado da esponja. Se utilizada da forma correta, a sua panela de cerâmica pode durar até cinco anos.
DICA: Se ela começar a grudar demais e apresentar manchas difíceis de tirar, pode ser que você esteja cozinhando os alimentos em temperaturas altas demais. Para acabar com o problema, aqueça levemente o objeto com um pouco de água e sabão. Se ainda assim não melhorar, aposte em uma esponja de melamina.
Leia também: Qual tipo de óleo é mais saudável para cozinhar?
Como limpar panela de ferro fundido
O que é?
Como o nome sugere, as panelas de ferro fundido são feitas inteiramente de ferro derretido e colocado em moldes. Elas são as melhores quando se trata de distribuição e retenção de calor — o que significa que toda a superfície será aquecida por igual e ficará assim por bastante tempo depois de você desligar o fogo.
Contudo, esse material pede bastante cuidado: ele fica com gosto de sabão se você deixar de molho em detergente e água, enferruja se não estiver bem seco e pode reagir com alguns alimentos ácidos. Para evitar esses problemas, uma dica é comprar uma panela de ferro com o interior polido.
Como usar?
Semelhante à cerâmica antiaderente, o ferro fundido não precisa de fogo máximo porque é muito bom para reter e distribuir o calor. Vegetais e carnes grelhados ficam uma delícia nesse tipo de acessório, assim como refogados preparados de forma lenta. Se a panela for nova, evite receitas cítricas demais. Depois de algumas semanas de cuidado regular e adequado, ela desenvolverá uma camada que protegerá o utensílio.
Como limpar panela de ferro fundido?
Primeiramente, passe longe da máquina de lavar louças. Dependendo do que você cozinhou, pode ser necessário apenas limpar a panela com um pano de prato úmido. Em outros casos, um pouco de água morna e de sabão também são eficazes. Por fim, partes muito queimadas podem ser retiradas esfregando um pouco de sal grosso por cima. Mas lembre-se de secar bem antes de guardar.
Leia também: Milheto: O que é, como cozinhar, quais pratos fazer
Como limpar panela de ferro esmaltada
O que é?
A panela de ferro esmaltada oferece todas as vantagens da sua versão tradicional, mas requer menos manutenção!
Como usar?
Ela funciona da mesma forma que a de ferro fundido. Lembre-se somente de utilizar colheres e espátulas de madeira (ou silicone) para não riscar.
Como limpar panela de ferro esmaltada?
Com água morna, sabão e o lado mais delicado da esponja. Você pode deixar de molho sem se preocupar com ferrugens ou gostos residuais, uma vez que o esmalte protege o material — só deixe o objeto esfriar um pouco antes.
Leia também: Cozinhar com manteiga com ou sem sal?
Como limpar panela de aço carbono
O que é?
Panelas de aço carbono são forjadas a partir de um grande pedaço de aço, que é cortado e modelado no tamanho e no formato desejados. Elas são adoradas por chefs de cozinha porque entregam quase o mesmo desempenho das panelas de ferro, mas com a metade do peso.
Como usar?
Esse tipo de objeto geralmente tem um lado mais raso, permitindo que você agite manualmente o alimento que está sendo preparado. Ele pode ir ao forno, ou seja, é ideal para finalizar um bife ou um peixe depois de fritar. Além disso, é extremamente resistente ao calor.
Como limpar?
Novamente, água morna, pouco sabão e esponja macia fazem o trabalho. O material corre o risco de enferrujar, portanto, seque bem.
DICA: Caso a ferrugem dê as caras, esquente a panela com um pouco de óleo dentro e esfregue com o lado delicado da esponja.