Cozinhar com manteiga com ou sem sal?

12 de dezembro, 2019

“Existe alguma diferença na hora de cozinhar com manteiga com ou sem sal? “. Essa é uma dúvida comum que muitas pessoas têm na hora de preparar uma receita e, sim, existe.

Veja também: Melhores substitutos para a manteiga

A manteiga é um produto feito a partir do leite de vaca e é infinitamente mais nutritiva e saudável do que a margarina, que é um produto artificial. A função da manteiga é acrescentar sabor e trazer uma textura única para a receita.

Sendo assim, listamos alguns fatores para explicar a diferença desses dois ingredientes e te ajudar a escolher o tipo de manteiga mais adequado para as suas receitas.

Diferenças básicas

A manteiga sem sal é um ingrediente mais sensível, isso porque ele não contém conservantes. Já, o outro tipo de manteiga, embora seja preparada da mesma forma que a manteiga comum, recebe a adição de sal na última etapa. Por conta disso, sua vida útil é mais longa.

Sabor

O teor de sódio de um pedaço de manteiga com sal varia de acordo com a marca. Sendo assim, não é possível ter o controle total da quantidade de sal adicionado em uma receita e isso pode afetar o resultado final se o prato ficar salgado.

Além do sabor da manteiga sem sal ser mais suave, você pode controlar de forma mais precisa a quantidade que deseja usar.

Textura

 As composições das manteigas são diferentes e isso influencia em suas texturas. A manteiga com sal contém mais água e dependendo da marca a quantidade pode variar de 10 a 18%. Para quem for preparar assados, esse tipo de manteiga não é indicado porque o excesso de água pode comprometer o processo químico que faz com que o glúten se forme, comprometendo a textura final de um biscoito, bolo ou massa folhada.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí