Receita com óleos essenciais para seu cabelo crescer mais forte

14 de outubro, 2021

Você sofre com queda capilar ou, ainda, quer que seus cabelos cresçam mais rápido? Pois saiba que os óleos essenciais podem te ajudar (e muito) a atingir o objetivo. Se usados os tipos e as quantidades certas, dá para fazer uma receita para crescer cabelo eficiente!

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Mas o que são os óleos essenciais?

Poucas gotas já prometem grandes resultados. Esses produtos têm dado o que falar no universo da beleza — isso porque além de proporcionarem inúmeros benefícios, são completamente naturais e raramente provocam efeitos colaterais se utilizados corretamente. Hoje, as pessoas apostam nos óleos essenciais para quase tudo: pele, cabelo, pés e unhas, por exemplo.

Os óleos essenciais são ativos concentrados provenientes de plantas e flores usados para tratar, de maneira terapêutica, problemas e questões relacionados à beleza e à saúde, seja essa última física e/ou mental.

De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, eles são ferramentas excelentes para certas terapias capilares. “Isso porque cada óleo possui características específicas e ativos farmacológicos muito concentrados. Portanto, não é possível aplicá-los puros no cabelo: o recomendado é diluí-los em um óleo vegetal, como o de abacate ou o de uva”, explica.

Leia também: 6 óleos essenciais para você usar a seu favor

Receita para crescer cabelo com óleos essenciais

receita para crescer cabelo

A especialista ensina como preparar a sua loção natural em casa.

Ingredientes:

  • 5 ml de óleo vegetal de jojoba;
  • 1 gota de óleo essencial de alecrim;
  • 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Modo de usar:

“Com os cabelos secos, passe a mistura no couro cabeludo e espalhe pelos fios. Utilize, depois da aplicação, um pente para ajudar na absorção. Deixe, no mínimo, 20 minutos agindo – podemos aproveitar esse tempo para massagear a região com as mãos, promovendo relaxamento. Em seguida, retire utilizando dois shampoos: um que eliminará os resquícios do óleo e outro mais hidratante”, recomenda a profissional.

Leia também: Óleos essenciais para combater dores de cabeça

Benefícios da receita para crescer cabelo

  • Óleo vegetal de jojoba: além de apresentar ação antisséptica e oxidante, também favorece a hidratação dos fios;
  • Óleo essencial de alecrim: melhora a circulação, favorecendo a chegada de nutrientes para o couro cabeludo e estimulando, assim, o crescimento capilar. Contudo, deve ser evitado por hipertensos;
  • Óleo de hortelã-pimenta: com propriedades que combatem os micro-organismos e limpam o couro cabeludo.

Fonte: Viviane Coutinho, tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.