Óleos essenciais para dores de cabeça, segundo pesquisas

Bem-estar Equilíbrio
17 de Outubro, 2022
Óleos essenciais para dores de cabeça, segundo pesquisas

Cabeça latejando, pressão na testa, tensão no pescoço, dor atrás dos olhos… Se você é uma das pessoas que sofre com dor de cabeça, deve saber do que estamos falando. Práticas como manter-se hidratado, fazer refeições regulares, exercícios físicos e aderir a um programa consistente de sono pode ajudar a evitar esses incômodos. Outra prática comum é o uso de óleos essenciais para dores de cabeça.

A aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções. 

Mas antes de experimentar essa técnica, vale saber que a aromaterapia pode não funcionar para todos. “Algumas pessoas com enxaqueca desenvolvem sensibilidade ao olfato e até cheiros bons podem se tornar desagradáveis”, diz Noah Rosen, diretor do Centro de Cefaléia da  Universidade de Northwell, nos Estados Unidos. “No entanto, para outras pessoas, os aromas têm um efeito muito relaxante”, completa. 

Óleos essenciais eficazes para dores de cabeça

Aqui estão alguns óleos essenciais e os métodos de aplicação para os tipos mais comuns de dores de cabeça, de acordo com as pesquisas científicas mais recentes:

Dor de cabeça tensional: hortelã-pimenta

As pessoas usam a hortelã-pimenta medicinalmente há milhares de anos. É um dos óleos essenciais mais populares para o tratamento de dores de cabeça, além de problemas de estômago, dores e inflamação nos músculos. Um estudo recente indica que a aplicação de óleo de hortelã-pimenta nas têmporas e na testa ajuda a aliviar dores de cabeça tensionais.

O ingrediente ativo do óleo de hortelã-pimenta é o mentol. De acordo com uma outra pesquisa, a substância pode ser eficaz no tratamento da enxaqueca quando aplicada na forma de gel na cabeça. No entanto, pode causar reações alérgicas e erupções cutâneas quando aplicado topicamente. Também não está claro se grávidas ou lactantes podem usá-lo com segurança.

Por fim, pingue 10 gotas em 30 ml de um óleo difusor, como jojoba ou coco, e massageie no pescoço e nos ombros.

Dor de cabeça por estresse: lavanda

Já está mais do que comprovado que o estresse é capaz de desencadear dores de cabeça. Dessa forma, inalar diariamente os óleos essenciais reduziu significativamente a pressão arterial, pulso, níveis séricos de cortisol e estresse. O óleo de lavanda, por exemplo, costuma ser indicado para melhorar o sono e reduzir estresse, ansiedade ou depressão. Muitas pessoas também acreditam que pode ajudar a aliviar os episódios de enxaqueca desencadeados pelo estresse.

Assim, a novidade é que um estudo de 2022 sugere que a inalação de óleo essencial de lavanda pode ser um tratamento seguro e eficaz para o controle da enxaqueca aguda. Além disso, um outro estudo, de 2016, indicou uma redução do sintoma após 3 meses de terapia com óleo essencial de lavanda. Por fim, uma pesquisa recente analisou os efeitos do aroma do óleo de lavanda em pessoas passando por biópsia de medula óssea. Descobriu-se que a inalação desse óleo essencial ajudou a reduzir a ansiedade nesses participantes.

Assim, respirar o óleo dessa flor por 15 minutos ajudou a aliviar a dor da enxaqueca mais do que um placebo. Aplique de uma a duas gotas nas palmas das mãos, esfregue suavemente e inspire profundamente.

Dor de cabeça por desidratação: laranja

Pouca hidratação pode causar enxaquecas e dores de cabeça, então, comece a beber água para recuperar o que você perdeu. Enquanto está reabastecendo o corpo, uma compressa fria com óleo pode ajudar. Coloque duas gotas de essência de laranja em uma tigela pequena de água fria. Mergulhe uma toalha pequena e coloque-a na testa enquanto você relaxa.

Óleos essenciais para alívio das dores de cabeça: alecrim

O óleo essencial de alecrim é utilizado para tratar uma variedade de doenças. Uma pesquisa de 2015 sugere que o alecrim pode ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Outro estudo sugere que o óleo de alecrim pode ter propriedades de alívio da dor e pode ser mais eficaz quando os indivíduos o combinam terapeuticamente com analgésicos. No entanto, em algumas pessoas, o óleo de alecrim pode causar dermatite de contato .

Dor de cabeça por congestão nasal: camomila

O chá de camomila é indicado para relaxar, descontrair e aliviar os sintomas de desconforto, dor ou congestão de alergias ou resfriados. O óleo essencial de camomila pode ter um efeito semelhante para ajudar a reduzir uma série de inflamações em todo o corpo.

Pesquisa mais antiga mostra que o óleo de camomila pode melhorar alguns sintomas de ansiedade e depressão. Como algumas dores de cabeça podem ser causadas por ansiedade ou estresse, aliviar o estresse com óleo de camomila pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. As propriedades anti-inflamatórias da camomila também podem reduzir a dor de cabeça, embora sejam necessárias mais pesquisas para investigar seus benefícios à saúde.

Dores de cabeça de sinusite: eucalipto

As pessoas também usam o eucalipto para desentupir o nariz e reduzir a inflamação em todo o corpo. Além disso, indivíduos com doenças respiratórias ou asma também podem se beneficiar com a inalação de eucalipto, o que pode aliviar seus sintomas.

Além disso, há evidências de que pode ajudar a tratar dores musculares e articulares e regular o sistema nervoso para reduzir dores de cabeça. Um estudo mais antigo descobriu que o óleo de eucalipto inalado era eficaz para aliviar a dor e diminuir a pressão arterial.

Como usar os óleos essenciais para dores de cabeça

Existem várias maneiras de usar óleos essenciais para tratar a dor de cabeça, incluindo:

  • Aplicação de óleo nas têmporas ou na testa: diluir os óleos essenciais com um óleo transportador, como o óleo de coco, antes de aplicá-los na pele. Então, uma vez diluído, o indivíduo pode massagear o óleo nas têmporas e na testa.
  • Inalação de óleo: inalar óleos essenciais adicionando algumas gotas em um lenço de papel, segurando o tecido sob o nariz e respirando profundamente.
  • Usando uma compressa: fazer uma compressa embebendo uma toalha em água fria com algumas gotas de óleo essencial. A compressa pode ser aplicada na testa ou no pescoço.
  • Adicionando óleo ao banho: adicionar algumas gotas diluídas de óleo essencial em um banho quente.

Leia mais: Dor de cabeça: afinal, quais são os principais tipos, sintomas e tratamentos?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!