Como fazer gemada e benefícios do alimento

Alimentação Bem-estar
21 de Setembro, 2021
Como fazer gemada e benefícios do alimento

Você já deve ter visto essa bebida alguma vez na vida — seja porque os pais, os avós ou os tios preparavam. E apesar de muita gente torcer o nariz para o preparo (afinal, a receita leva ovo cru), ele é muito nutritivo e amigo de quem deseja ganhar massa muscular. Confira, então, quais são os benefícios e como fazer a gemada:

Como fazer gemada: Benefícios

Para entender os principais benefícios da gemada, vale conhecer as características nutricionais dos seus principais ingredientes:

Ovo

Alô, amantes da musculação: esse alimento é fonte de albumina, um tipo de proteína que possui alta biodisponibilidade. Ou seja, o organismo aproveita praticamente toda a proteína do ovo, contribuindo para o processo de hipertrofia.

Mas não para por aí. A gema contém ômega-3 e colina (uma vitamina do complexo B). Juntos, esses nutrientes são conhecidos por protegerem a saúde do coração.

Leia também: Dieta do ovo 3 dias: Cardápio do desafio do ovo

Leite

Seus principais componentes são a proteína e o cálcio, importantes para o desenvolvimento dos músculos e para o fortalecimento dos ossos. Também é rico em gorduras naturais e vitaminas A, E, K e D. Melhora a flora intestinal, ajuda na prevenção de osteoporose e controla níveis de pressão arterial.

Leia também: Leite: Diferentes tipos e seus benefícios para a saúde

Canela

A canela acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Como fazer gemada: Contraindicações

Contudo, se você quer emagrecer ou possui diabetes, vale consumir a gemada com moderação. Isso porque ela leva açúcar e carrega muitas calorias. Uma opção, então, é substituir o carboidrato refinado por adoçante e o leite integral por desnatado.

Além disso, intolerantes à lactose e quem tem alergia ao ovo devem evitar a bebida.

Como fazer gemada

Ingredientes:

  • 250ml de leite;
  • 2 gemas;
  • 2 col (sopa) de açúcar;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

Coloque as gemas e o açúcar em uma caneca e bata com um garfo até obter uma consistência cremosa e esbranquiçada. Em seguida, adicione a canela a gosto e bata mais. Por fim, vá adicionando o leite quente aos poucos e beba.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!