Ovo cru é saudável e seguro?

Alimentação Bem-estar
19 de Março, 2020
Ovo cru é saudável e seguro?

Ovos são um alimento muito saudável, rico em nutrientes e acessível à maioria das pessoas. Entretanto, será que comer ovo cru é saudável e seguro?

De acordo com as recomendações gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS), consumir ovo cru é pouco indicado, especialmente devido ao risco de Salmonella. Resumidamente, a salmonella é gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas. São elas as responsáveis pela salmonelose, mais conhecida como “a doença do ovo”. 

Basicamente, a salmonelose é uma infecção transmitida por inúmeras espécies de salmonelas, que são adquiridas pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes.

Propriedades do ovo 

É inegável o quão nutritivo o ovo é: há apenas 72 calorias, 6 gramas de proteínas, 5 gramas de gorduras e grande abundância de vitaminas. Entretanto, suas propriedades são essencialmente as mesmas quando o ovo é cozido ou mexido. Por isso, consumir o ovo cru está longe de ser a melhor opção. 

Leia também: Confira os benefícios da clara de ovo

Além do risco da infecção bacteriana, o alimento cru pode não ser sua melhor opção quanto à absorção de nutrientes. Portanto, consumir o ovo quando cru pode prejudicar a retenção de nutrientes no organismo.

Assim, um recente estudo, feito por cientistas da Universidade Hospital Leuven, na Bélgica, comparou a absorção de proteína pelo organismo ao consumir ovos cozidos e ovos crus. No estudo, cinco pessoas consumiram o alimento das duas maneiras e, por fim, demonstrou-se que 90% da proteína do ovo cozido foi absorvida. Em contrapartida, apenas 50% foi absorvida ao consumir ovos crus.

Leia também: Ovo de codorna: Nutrientes, benefícios e como consumir

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

aveia ou granola
Alimentação Bem-estar

Aveia ou granola: Qual é a melhor opção para um café da manhã saudável?

Tanto a aveia como a granola são ótimas fontes de fibras para o café da manhã. Porém, um desses alimentos se destaca mais; veja qual

ABC das massagens
Bem-estar Saúde

ABC das massagens: diferenças e principais indicações

Especialistas explicam indicações, o que esperar de cada uma delas, a frequência indicada. Confira!