Como fazer a rabanada perfeita? Truques que surpreenderão seus convidados
Ama as comemorações natalinas? Apostamos que um dos motivos se dá por causa dos pratos típicos da época, certo? Seja um delicioso panetone, um suculento peru ou uma crocante farofa, não há quem resista aos pratos da ceia. E se você quer surpreender seus convidados este ano, confira dicas de como preparar a rabanada perfeita e deixar todo mundo de queixo caído! Confira:
Origem da rabanada
Chamada também de fatia dourada ou fatia de parida, a rabanada é um doce natalino histórico. A receita original leva fatias grossas de pão mergulhadas no leite (com leite condensado), passadas em ovos e fritas em óleo, com açúcar (e canela, para quem gosta) por cima. Contudo, hoje já existem diferentes versões da sobremesa: os portugueses amam acrescentar vinho do Porto na preparação, enquanto os britânicos gostam de acompanhar o doce com frutas vermelhas e creme inglês.
A origem exata da rabanada é um pouco incerta, mas sabe-se que ela surgiu como uma forma de reaproveitar os pães amanhecidos. O termo nasceu em portugal, mas é conhecido por outros nomes em diversos países — eggy bread na Inglaterra, french toast nos EUA, e pain perdu na França. Isso mostra, portanto, o quão incerto é o local onde o prato nasceu. Mas um fato é certo: os portugueses apresentaram a rabanada aos brasileiros.
Infelizmente, os ingredientes e o modo de preparo tornam o doce muito calórico. Mas com moderação, dá para experimentar a delícia! Confira como deixá-la ainda mais gostosa:
Como fazer a rabanada perfeita
1 – Esquente bem o óleo
Ele precisa estar em uma temperatura muito alta para que o pão não encharque — desse modo, ele fica crocante por fora, mas macio e sequinho por dentro.
2 – Compre o pão um dia antes
As melhores rabanadas são feitas com fatias amanhecidas (isto é, compradas um ou dois dias antes do preparo). Isso porque alimentos frescos absorvem muito mais óleo. Já com relação ao tipo, você pode escolher o seu preferido: francês, de forma…
Leia também: Sobremesas saudáveis para o Natal
3 – Seque bem depois de fritar
Depois de tirar do óleo, envolva o pão em um papel-toalha para que o objeto absorva a gordura em excesso.
4 – Preste atenção no corte
As fatias não podem ser finas demais para não ficarem muito úmidas na hora de passar no leite.
5 – Mergulhe o pão no leite rapidamente
Não deixe a fatia mergulhada no leite e no ovo por muito tempo — uma vez que ela pode perder a firmeza.
6 – Tempere o leite
Canela, essência de baunilha, anis-estrelado e outras especiarias vão garantir um toque a mais às suas rabanadas.
Leia também: Ceia de Natal sem glúten: Pratos permitidos e como adaptar as receitas
Como fazer rabanada
Confira a receita completa:
Ingredientes:
- 1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses;
- 2 xíc. de leite;
- 1 lata de leite condensado;
- 3 ovos batidos;
- 1 pitada de canela;
- Canela a gosto;
- Açúcar a gosto;
- Óleo de girassol para fritar.
Modo de preparo:
Primeiramente, corte o pão em fatias médias. Em um refratário, misture o leite com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até que estejam molhadinhas. Além disso, em outro refratário, bata os ovos e adicione a canela, passando as fatias de pão depois.
Em seguida, frite em óleo quente e escorra em papel-toalha. Por fim, polvilhe açúcar e canela e sirva.