Como congelar ervas e temperos: Salsa, coentro, hortelã, manjericão e outros
Alguns dias são tão cheios de compromissos que quase não sobra tempo para cozinhar. Por isso, apostar em alguns truques para diminuir a duração de uma receita pode ser a salvação — como congelar ervas e temperos já cortadinhos e higienizados. Mas será que você está fazendo isso da maneira correta? Confira:
Leia também: Como escolher os alimentos na hora da compra
Como congelar ervas e temperos?
Passo 1: Higienizar
É preciso eliminar os micro-organismos potencialmente perigosos para a nossa saúde antes de congelar as suas ervas e os seus temperos. O primeiro passo é lavá-los em água corrente para retirar resíduos de terra e jogar no lixo partes estragadas e machucadas.
Em seguida, deixe as folhas de molho em uma mistura de água (aproximadamente um litro) e hipoclorito de sódio (uma colher de sopa) por pelo menos 10 minutos.
Por fim, retire os alimentos da solução e enxágue-os novamente para remover o produto. Coloque-os em um escorredor para que o excesso de água saia.
Leia também: Como higienizar frutas e vegetais
Passo 2: Cortar
Com a ajuda de um papel toalha ou pano de prato limpo, seque muito bem os temperos e as ervas. Isso porque quanto mais secos eles estiverem, mais tempo durarão no congelador.
Agora, tire as folhas dos galhos corte-as como preferir: salsinha e coentro podem ser bem picadinhos; já o manjericão, em pedaços maiores (ou inteiros)… O ideal é deixá-los prontos para irem direto para a panela.
Como congelar ervas e temperos? Passo 3: Colocar nos recipientes
Tem gente que prefere os saquinhos plásticos porque eles ocupam menos espaço. Se for o seu caso, lembre-se de remover o máximo de ar possível antes de amarrar.
Os potes com tampa também são ótimos: facilitam a organização dentro do congelador e são mais práticos na hora de usar.
Já as formas de gelo podem incluir hortelã e água, por exemplo. Na hora de preparar o seu suco verde pela manhã, é só pegar um ou dois cubinhos e jogar no liquidificador.
Contudo, vale lembrar que temperos e ervas congeladas duram até seis meses se congelados.
Leia também: Dicas de como congelar os alimentos