Como guardar folhas na geladeira para conservá-las melhor

22 de julho, 2021

Quando o assunto é cozinhar no dia a dia, a maioria das pessoas só quer saber de uma coisa: praticidade. Afinal, conciliar o preparo do almoço com os afazeres de casa, com as inúmeras reuniões diárias e com o tempo para a família pode ser um pouco complicado. Por isso, uma boa dica é aprender como guardar as folhas na geladeira para não precisar lavá-las toda vez que você quiser comer uma saladinha — ou, então, preparar um suco verde.

A médica nutróloga Marcella Garcez explica que higienizar as hortaliças antes de armazená-las não necessariamente aumenta o tempo de conservação. Na verdade, elas costumam durar mais se você lavar imediatamente antes de consumir. Mas o hábito pode ser uma mão na roda para quem tem a agenda mais apertada!

Por isso, veja como guardar as folhas na geladeira para evitar que elas murchem rapidamente:

Como guardar folhas na geladeira

1 – Elimine os micro-organismos

Comece lavando as folhas em água corrente. Depois, transfira-as para um recipiente grande, encha-o com água (aproximadamente um litro) e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e lembre-se de enxaguar bem em seguida.

Leia também: Coronavírus: Como higienizar frutas e vegetais corretamente

2 – Seque bem

Quanto mais você secar as verduras após lavá-las, mais vida útil na geladeira você garante para elas. Isso porque a umidade propicia o crescimento de fungos e bactérias que deterioram os alimentos.

“Um secador de verduras poderá ser um grande aliado na tarefa. O seu uso é bem fácil: basta colocar as folhas dentro do aparelho e girá-lo rapidamente. Contudo, um processo ainda mais simples exige apenas um pano de prato. Para isso, enrole as folhas no tecido, formando uma pequena trouxa, e dê suaves batidas com o pano em uma mesa ou na pia”, aconselha a nutricionista Dayse Paravidino.

3 – Use o papel-toalha

Na hora de escolher o recipiente para guardar as folhas na geladeira, lembre-se de optar por um que esteja limpo e tenha tampa — sacos plásticos do tipo “zip-lock” também funcionam. “O pote não precisa ser totalmente hermético. Isso porque as hortaliças precisam de espaços de ar entre elas”, explica Marcella Garcez.

Dayse também recomenda dispor uma camada de papel-toalha entre uma folha e outra. “Desse modo, evita-se a umidade. Armazenadas dessa forma, elas podem durar até sete dias na geladeira e rendem saladas frescas e deliciosas.”

4 – Congele!

Se você precisar de ainda mais tempo, uma boa alternativa é congelar os ingredientes verde-escuros (couve, espinafre, brócolis…). Você pode, por exemplo, fazer pequenos cubos de gelo com a couve para batê-los no liquidificador na hora de preparar um suco.

Depois de descongelados, os vegetais costumam ficar mais murchos. Por isso, muita gente prefere usá-los em receitas de refogados. A maioria dura até três meses no congelador.

Leia também: Dicas de como congelar os alimentos

Como guardar as folhas na geladeira: Murcho não é estragado!

Não é só porque a sua folha está murcha, que ela deve ir para o lixo. Ela ainda pode ser aproveitada em sucos, pratos quentes (como refogados), massas de bolos e tortas e até sopas. “As partes que a gente normalmente descarta (talos e cascas) também podem ser consumidas e costumam ser ricas em muitos nutrientes”, lembra a nutricionista.

Leia também: Comida congelada é saudável? Descubra