A chave para a felicidade: amigos ou família?

Bem-estar Equilíbrio
21 de Setembro, 2020
A chave para a felicidade: amigos ou família?

Estar com a família, para muitos, é a coisa mais importante. No entanto, uma pesquisa recente, feita Universidade Metodista Meridional, nos Estados Unidos, mostrou que estar com os amigos pode trazer mais bem-estar e felicidade.  A pesquisa foi publicada no Journal of Personality and Social Psychology e desenvolvida pelo professor de psicologia Nathan Hudson.

Dessa maneira, o especialista descobriu que as pessoas ficam mais felizes quando estão com os amigos do que com os familiares. 

Leia também: Hygge: A filosofia dinamarquesa para a felicidade

Como funcionou a análise

O estudo contou com mais de 400 participantes, que foram solicitados a relembrar dos seus momentos com seus amigos ou família. Em seguida, eles deveriam avaliar se as experiências os fizeram sentir emoções como felicidade, satisfação e um senso de significado.

Dessa maneira, cada emoção foi avaliada de 0 (quase nunca) a 6 (quase sempre). As informações foram coletadas por diversos psicólogos da universidade, que avaliaram e compararam os níveis de felicidade com os amigos e familiares.

Os resultados mostraram que as atividades que as pessoas realizavam com mais frequência com os seus parceiros românticos era socializar, relaxar e comer. Assim, as pessoas também tendem a realizar atividades semelhantes com os amigos. Entretanto, o estudo afirmou que quando os participantes estavam com os amigos, faziam mais atividades agradáveis do que domésticas, que são feitas por obrigação.

Apesar de passar mais tempo com os filhos também significar mais tempo de trabalho doméstico e deslocamento, as atividades frequentes com os filhos foram vistas de forma positiva. Dito isso, a maioria das pessoas relataram sentir níveis semelhantes de bem-estar na presença de amigos, parceiros e filhos, uma vez que a atividade foi retirada da equação. 

Leia também: Qual o verdadeiro significado de felicidade?

O professor e responsável pela pesquisa, no entanto, enfatizou que a descoberta tem mais a ver com as atividades realizadas do que com as pessoas ao redor. “O estudo sugere que é importante criar oportunidades para experiências positivas com parceiros românticos e filhos, e realmente aproveitar esses momentos positivos” explica o especialista.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas