Qual o verdadeiro significado de felicidade?

9 de janeiro, 2020

A procura da felicidade é uma das buscas humanas mais comum: viver uma vida feliz e sem nenhuma preocupação. Podendo ter diversos significados para cada pessoa.

Os neurocientistas diriam que felicidade é um processo químico e elétrico no cérebro: motivação, seguida de recompensa. Assim, realizar conquistas e se sentir bem podem contribuir para isso. 

No entanto, não existe um significado exato para a felicidade. Isso porque as pessoas a relacionam ao dinheiro, a relacionamentos ou até mesmo ao trabalho.

Além disso, existem várias formas de felicidade para você encontrar ou desenvolver em sua vida. 

Alegria

O sentimento de alegria é passageiro. Sendo assim, ocorre ao se perder no momento presente e apreciar o que você tem. Pode ser encontrada em diversas coisas, se você tiver atitude e a perspectiva correta. Por isso, é uma forma relativamente acessível de buscar a felicidade.

Uma maneira fácil de encontrar alegria é praticar atividades que você goste e que tragam alegria. Como por exemplo ir a parques de diversões, shows ou uma aula de yoga. É importante também experimentar coisas novas.

Gratidão

A gratidão é um sentimento importante que pode desaparecer se você não se concentrar ativamente. As pessoas que sentem gratidão diariamente tendem a ser mais felizes. Dessa forma, é um sentimento simples de cultivar.

Tente optar por um diário de gratidão, meditação de bondade ou simplesmente dizer às pessoas em sua vida que você as aprecia – e faça isso com frequência.

Leia também: Conheça os benefícios da gratidão

Orgulho

Embora muitos pensem que o orgulho tem apenas o lado negativo, sentimentos de orgulho por suas realizações podem ser uma forma de gratidão e de felicidade para se entregar. Você pode se orgulhar do seu trabalho, da sua família, da sua casa, de você mesmo, e em qualquer coisa que se esforce.

Além de poder cultivar um saudável senso de orgulho, incluindo realizações pessoais em seu diário de gratidão ou mantendo uma lista de “vitórias” no final de cada dia.

Otimismo

Existem estudos que relacionam o otimismo com a longevidade. Os otimistas tendem a se concentrar nas possibilidades e têm uma combinação de gratidão e orgulho. Eles são gratos por todas as possibilidades que a vida apresenta, orgulhosos de sua capacidade de aproveitar esses recursos e têm uma forte crença em si mesmos e em sua capacidade de fazer tentativas em quaisquer objetivos que busquem o sucesso.

Leia mais em: Estudo de Harvard relaciona o otimismo com a longevidade

Contentamento

O sentimento de contentamento significa você estar feliz com o que tem. Estar satisfeito com as conquistas e não ficar decepcionado com as desvantagens da vida.

Normalmente, as pessoas se esforçam para sentir essa forma de felicidade e, como consequência, isso pode trazer um foco de gratidão pelo que você tem.

Amor

Dizem que o amor e a felicidade andam juntos – e que pode ser difícil de encontrar. No entanto, o amor pode ser encontrado ao seu redor. Família, amigos, parceiros românticos e até animais de estimação podem ser fontes de amor, e o foco em todos esses relacionamentos podem enriquecer muito a vida.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.