Hygge: A filosofia dinamarquesa para a felicidade

30 de janeiro, 2020

Uma das buscas mais comuns do ser humano é a felicidade. Afinal, quem não quer ser feliz, não é mesmo? Na Dinamarca não é diferente, eles possuem um segredo para alcançar a felicidade e prosperidade: o hygge (pronuncia-se “hu-ga”).

O hygge pode ser traduzido como “aconchego” ou “acolhedor”. Seu principal objetivo é transmitir conforto, paz e bem-estar para a rotina. O termo serve para descrever diversas situações do cotidiano, que podem ser desde tomar um chocolate quente com amigos até ler um livro.

Surgiu com a necessidade de criar um ambiente confortável nas casas nórdicas, que são extremamente frias. No inverno, os dinamarqueses têm apenas quatro horas de sol por dia e as temperaturas médias não ultrapassam 0º C. Sendo assim, as pessoas passam muito mais tempo dentro de casa, o que significa que as formas de se divertir dentro do lar devem ser criativas. 

Leia também: Qual o verdadeiro significado de felicidade?

Assim, consiste em uma decoração em que a atenção está voltada para objetos reconfortantes, transformando os lugares em espaços íntimos. O importante é o bem-estar de cada um.

Diante disso, não é tão difícil acrescentar um pouco de “hygge” em nossas vidas. A ideia é descobrir coisas simples que fazem você se sentir bem, leve e aconchegado. Depois, cerque-se dessas coisas boas, companhias agradáveis e seja feliz. Veja algumas dicas:

Compre velas

Os dinamarqueses acreditam que as velas são muito importante para a tradição do hygge. Isso porque a luz da vela traz uma tranquilidade instantânea ao ambiente, principalmente se for aromatizada.

Não fique até mais tarde no trabalho

Valorizar a família e ter um tempo livre também é importante. A escuridão por volta das 16h no inverno é a melhor hora para os dinamarqueses, pois além de terminar o trabalho, conseguem voltar para casa e passar mais tempo com seus entes queridos.

Almoce cedo

Pode parecer estranho para alguns, mas, como começamos a sentir fome no meio da manhã, faz sentido almoçar por volta de 11 horas para ter mais energia a tarde. 

Use elementos naturais na decoração

Trazer a natureza para dentro de casa é essencial no hygge. Assim, é possível usar móveis de madeira rústica e fibras naturais, colocar diversas plantas na casa, mas também incorporar elementos naturais como pedras, conchas, pedaços de madeira e penas.

Vista preto

O minimalismo é a chave da moda na Dinamarca, com muitos dinamarqueses preferindo exibir uma imagem discreta com roupas de cores neutras. Além disso, como o preto absorve o calor e a temperatura na Dinamarca pode cair para -25 ° C.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.