Melhores ervas e temperos para combater a inflamação

Alimentação Bem-estar
11 de Fevereiro, 2020
Melhores ervas e temperos para combater a inflamação

A inflamação é uma reação do corpo a algum tipo de infecção ou lesão. Entretanto, há ervas e temperos que podem combater o processo inflamatório

Em geral, no processo inflamatório é comum notar vermelhidão, inchaço e até mesmo aumento da temperatura corporal (daí vêm as febres). Por isso, para evitar maiores transtornos, é importante combater os sintomas desde o princípio. 

Ervas e temperos para combater a inflamação

Alecrim

alecrim é uma erva popular usada na culinária para adicionar sabor aos alimentos. Embora seu potencial culinário não tenha limites, ele também tem sido muito usado como chá. Também contém compostos que podem ter propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. A atividade antioxidante e anti-inflamatória do alecrim é amplamente atribuída aos polifenóis, como o ácido rosmarínico e o ácido carnósico.

Leia mais: Alecrim: Para que serve e como usar

Gengibre

Potente junto a chás e sucos, o gengibre é uma especiaria popular desde a Antiguidade. Usado tanto em pratos doces como salgados, também auxilia na perda de peso e ajuda a combater a inflamação no corpo, assim como combate gases e a azia.

Leia mais: Shots de gengibre detox para começar o dia

Canela 

Há estudos que comprovem que a canela pode reverter os efeitos de uma dieta rica em gorduras. Ainda, é uma especiaria conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, ou seja, é capaz de combater a inflamação e os sintomas de estresse.

Leia mais: Chá de canela: Como a bebida ajuda a emagrecer

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é conhecido por seu sabor e versatilidade, podendo ser adicionado nas mais diversas receitas, de pratos tanto doces como salgados. Assim, por ser rico em antioxidantes, combate o estresse oxidativo provocado por radicais livres. Dessa forma, ajuda a combater a inflamação. 

Sálvia

A sálvia pode ser usada de maneiras diversas. Entretanto, seus fins mais comuns são: tratamento de doenças como gengivite, bronquite, rinites e demais condições semelhantes; temperar comidas e, especialmente para as mulheres, tratamento de problemas acarretados pelo ciclo menstrual. Por isso, é claro seu potencial para combater basicamente qualquer infecção.

Leia mais: Chá de sálvia: Benefícios e propriedades

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado