Comer abacate reduz risco de infarto, diz estudo

Alimentação Bem-estar Saúde
01 de Abril, 2022
Comer abacate reduz risco de infarto, diz estudo

Versátil e saboroso, o abacate agrada tanto os que preferem receitas salgadas, podendo ser preparado na forma de guacamole, quanto os que têm o paladar mais voltado para o sabor adocicado, sendo consumido em vitaminas ou com mel. Além de contribuir para o funcionamento do intestino e ser uma aliada no processo de emagrecimento, a fruta também traz benefícios para a saúde do coração. De acordo com uma pesquisa recente, comer abacate reduz risco de infarto.

O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, descobriu que comer duas porções de 80g de abacate por semana reduz o risco de ataque cardíaco em 21%.

“Embora nenhum alimento seja a solução para uma dieta saudável rotineiramente, este estudo é uma evidência de que os abacates têm benefícios à saúde”, declarou Cheryl Anderson, presidente do Conselho de Epidemiologia e Prevenção da American Heart Association.

Comer abacate reduz risco de infarto

A pesquisa envolveu 68 mil mulheres e 41 mil homens. Primeiramente, os responsáveis pelo estudo analisaram os dados de saúde dos participantes durante 30 anos. No início, todos eles estavam saudáveis, sem nenhum tipo de câncer, doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

Como resultado, os pesquisadores notaram que o grupo de pessoas que consumia abacate com frequência, no lugar de alimentos como manteiga, margarina, queijo ou até carne processada, tinha indicadores de saúde bem melhores do que o restante dos participantes.

Benefícios do abacate

De acordo com Adriana Stavro, nutricionista e membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN): “O abacate é uma das frutas que mais se destaca por sua qualidade nutricional. Portanto, é rico em gordura insaturada, que atua como coadjuvante na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por exemplo”.

Um estudo, publicado no Journal of Nutrition, ainda revelou que comer abacate diariamente pode ajudar a diminuir o níveis de colesterol “ruim” (LDL). Já uma pesquisa da Universidade Illinois descobriu que pessoas que comiam a fruta todos os dias tinham mais bactérias intestinais que quebram as fibras e produzem metabólitos (os quais ajudam na saúde do intestino).

 Além disso, mesmo com um valor calórico expressivo, o abacate faz parte da rotina de quem busca emagrecer e manter uma alimentação saudável. Rico em ácidos graxos, ele equilibra o organismo e, assim, ajuda na perda de gordura.

Por ter fibras, fitoesteróis e ácido oleico, a fruta também aumenta a sensação de saciedade e diminui, sobretudo, o acúmulo de gordura na região abdominal. Outro ponto positivo do alimento é a presença dos antioxidantes. Eles ajudam o cérebro a funcionar bem e também evitam o envelhecimento precoce da pele.

Receitas com abacate

A polpa do abacate pode ser consumida diretamente da fruta ou utilizada em receitas, tanto doces quanto salgadas. Por fim, veja algumas opções para incluir no cardápio e aproveitar os benefícios do alimento:

Leia também: Conservar abacate na água impede que ele amadureça?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

coenzima q10
Alimentação Bem-estar

Para que serve a coenzima Q10? Conheça os benefícios do composto

A coenzima Q10 participa de diversas funções do organismo, entre elas a produção de energia

mulher sorrindo em uma aula de pintura
Bem-estar Equilíbrio

O que é uma pessoa neurodivergente? Importância da inclusão

Entenda o conceito de neurodiversidade e as diferenças entre pessoas neurotípicas e neurodivergentes

Tratamento para esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Tratamento para esquizofrenia: como funciona?

A adesão ao tratamento é essencial para evitar recaídas e garantir uma vida independente e produtiva