Como perder a gordura da parte interna da coxa

5 de janeiro, 2022

Assim como a região da barriga, a gordura da parte interna da coxa pode ser um grande incômodo para a maioria das mulheres. Mas você sabe porque isso acontece?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, está ocorrendo um aumento na ingestão de alimentos com alto teor de gordura e de açúcar. Além disso, os exercícios físicos também estão sendo deixados de lado. Esses são os maiores fatores para o ganho de peso e acúmulo de gordura. 

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Além disso, um estudo publicado em 2021, na Nature Communications, descobriu que o armazenamento de gordura corporal é influenciado por fatores genéticos, especialmente em mulheres.

As mulheres costumam armazenar gordura nos quadris, na parte inferior da barriga e na parte interna das coxas. Por outro lado, os homens têm mais gordura principalmente no abdômen.

Dicas para perder a gordura da parte interna da coxa

O ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista e educador físico durante o processo de perda de gordura. Mas existem algumas dicas que podem ajudar, veja abaixo:

Dieta para perder a gordura da parte interna da coxa

De fato, a dieta é muito importante, tanto para emagrecer quanto para ganhar músculos. Há diversas dietas por aí, cada uma com um objetivo específico.

Para perder a gordura da parte interna da coxa, o ideal é ter uma alimentação saudável, com equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos. Vale investir em frutas, legumes e verduras. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.

A dieta, entretanto, é apenas parte disso. Você também deve acelerar o metabolismo e queimar gordura através dos exercícios. Além disso, inclua esses hábitos na sua rotina:

  • Reduza alimentos processados ​​e ingestão de sódio;
  • Corte bebidas ricas em açúcar;
  • Beba mais água;
  • Coma proteína magra;
  • Opte por vegetais e frutas.

HIIT para perder a gordura da parte interna da coxa

O HIIT, ou treinamento intervalado de alta intensidade, é uma das ferramentas mais eficazes para aumentar a força, queimar gordura e acelerar o metabolismo. 

Este treino combina movimentos de alta intensidade, em que se chega a quase perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso é uma estratégia valiosa para secar as gordurinhas.

Cardio

As atividades aeróbicas, também conhecidas como cardio, é uma das melhores formas de perder gordura. Dançar, pular corda, pedalar, correr, caminhar e escalar são alguns exemplos.

Dessa maneira, misture alguma modalidade com a musculação para ter ainda mais resultados. Mas lembre-se, é importante a regularidade em seus treinos para potencializar os resultados com a atividade física. 

Exercícios para acabar com a gordura lateral da coxa

Agachamento sumô 

  1. Inicie o movimento em pé, com o abdômen contraído, as pernas bem afastadas e os joelhos semiflexionados;
  2. Lembre-se de deixar os pés apontados para fora; 
  3. Dessa forma, segure um halter com as duas mãos e deixe os braços estendidos à frente do corpo;
  4. Em seguida, agache descendo o tronco devagar, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus em relação às coxas, e volte sem estendê-los totalmente;
  5. Por fim, retorne à posição inicial para repetir o agachamento.

Exercícios para acabar com a gordura lateral da coxa: Agachamento lateral

  1. Fique em pé com os pés na largura dos ombros e os dedos apontados para a frente;
  2. Em seguida, dê um grande passo para a direita, afundando os quadris para trás e dobrando o joelho direito para ficar alinhado diretamente com o pé direito.;
  3. Mantenha a perna esquerda reta, como se estivesse alongando a mesma, com os dois pés apontados para a frente;
  4. Volte à posição inicial;
  5. Faça de 8 a 12 repetições e, depois, repita do outro lado.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.