Como perder a gordura da parte interna da coxa

Bem-estar Movimento
05 de Janeiro, 2022
Bianca Carolina Pichirilli
Revisado por
Educadora Física • CREF 144786-G/SP
Como perder a gordura da parte interna da coxa

Assim como a região da barriga, a gordura da parte interna da coxa pode ser um grande incômodo para algumas mulheres. Mas você sabe por que isso acontece?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, está ocorrendo um aumento na ingestão de alimentos com alto teor de gordura e de açúcar. Além disso, os exercícios físicos também estão sendo deixados de lado. Esses são os maiores fatores para o ganho de peso e o acúmulo de gordura. 

Leia também: Lipodistrofia: O que é, características, causas e tratamento

Além disso, um estudo publicado em 2021 na Nature Communications descobriu que o armazenamento de gordura corporal é influenciado por fatores genéticos, especialmente em mulheres.

As mulheres costumam armazenar gordura nos quadris, na parte inferior da barriga e na parte interna das coxas. Por outro lado, os homens têm mais gordura principalmente no abdômen.

Dicas para perder a gordura da parte interna da coxa

O ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista e de um profissional de educação física durante o processo de perda de gordura. Mas existem algumas dicas que podem ajudar, veja abaixo:

Dieta para perder a gordura da parte interna da coxa

De fato, a dieta é muito importante, tanto para emagrecer quanto para ganhar músculos. Há diversas dietas por aí, cada uma com um objetivo específico.

A questão é que, infelizmente, não podemos dizer ao organismo qual região ele deve “secar” primeiro. Portanto, para perder a gordura da parte interna da coxa, você precisará reduzir o seu percentual de gordura corporal no geral.

Para perder a gordura (seja da parte interna da coxa ou do corpo como um todo), o ideal é ter uma alimentação saudável, com equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos. Vale investir em frutas, legumes e verduras. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.

A dieta, entretanto, é apenas parte disso. Você também deve acelerar o metabolismo e queimar gordura através dos exercícios. Além disso, inclua esses hábitos na sua rotina:

  • Reduza alimentos processados ​​e ingestão de sódio;
  • Corte bebidas ricas em açúcar;
  • Beba mais água;
  • Coma proteína magra;
  • Opte por vegetais e frutas.

HIIT

O HIIT, ou treinamento intervalado de alta intensidade, pode ser uma ferramenta eficaz para aumentar a força, queimar gordura e acelerar o metabolismo. 

Este treino combina movimentos de alta intensidade, em que se chega a quase perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso.

Cardio

A atividade aeróbica, também conhecida como cardio, também é uma boa forma de perder gordura. Dançar, pular corda, pedalar, correr, caminhar e escalar são alguns exemplos.

Dessa maneira, misture alguma modalidade com a musculação para ter ainda mais resultados. Mas é importante manter a regularidade em seus treinos para potencializar os resultados com a atividade física. 

Musculação 

A musculação é importante pois aumenta o nosso metabolismo basal, fazendo com que a gente gaste mais calorias mesmo durante o repouso. Sim contar que, ao tonificar os músculos, o aspecto flácido das coxas pode ser amenizado.

Exercícios para acabar com a gordura lateral da coxa

Lembre-se: o que faz a gente perder gordura é o chamado déficit calórico (ou seja, comer menos calorias do que a gente queima diariamente). Nesse sentido, todo exercício que nos ajude a gastar energia e atingir o déficit pode ser considerado bom para o objetivo! 

Portanto, antes de pensar em um ou outro movimento isoladamente, conte com a ajuda de um profissional de educação física para montar um treino adequado para o seu caso voltado para a perda de gordura! 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.