Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Alimentação Bem-estar
02 de Maio, 2024
Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

No prato do brasileiro, dois carboidratos em especial fazem mais sucesso que outros: a batata e a mandioca. As duas opções são saborosas e podem ser utilizadas como acompanhamento em diversos pratos. As características semelhantes dos alimentos podem levar à dúvida: afinal, qual deles escolher?

Para a nutricionista Vanessa Furstenberger, depende. Ela explica que tanto a batata quanto a mandioca são boas opções para a compor uma alimentação saudável. Além disso, os alimentos são fontes de carboidrato, componente responsável por fornecer energia, além de conter vitaminas que são importantes para o equilíbrio do organismo. A seguir, veja as características individuais de cada alimento:

Vantagens de cada alimento

Batata 

A batata é um daqueles alimentos que praticamente todo mundo ama. Mas além do favoritismo, o alimento também é fonte de potássio e vitamina C. Em especial, a batata inglesa, que é o tipo mais consumido, possui baixo teor de gordura, além de conter ferro, cálcio, fósforo, potássio e amido. 

A sua composição com baixo teor de água, permite que esse tipo de batata seja mais usada em preparos cozidos, como purês, acompanhamento de tortas ou massas assadas. 

Mandioca 

Já a mandioca (ou aipim) também é rica em carboidratos e conta com altas concentrações de nutrientes. Substituta oficial da batata, tem uma consistência mais macia e é igualmente versátil no preparo de receitas. Além disso, o alimento ajuda na absorção de nutrientes do organismo e também previne anemia

Batata vs Mandioca: Como escolher? 

Em relação aos benefícios para a saúde, a mandioca possui uma quantidade maior de nutrientes do que a batata. Por outro lado, a batata doce, por exemplo, pode ser mais útil em um processo de emagrecimento:

“A batata tem menos calorias, já a batata doce traz mais saciedade por conter mais fibras, mas tem uma densidade calórica maior devendo ser consumida em menor quantidade”, complementa a nutricionista.

Assim, a escolha pode depender do objetivo, hábito alimentar e até mesmo preferências pessoais. De todo modo, é importante ressaltar que, quando preparadas de maneira saudável e em uma dieta equilibrada, tanto a batata como a mandioca trazem benefícios à saúde, mas devem ser combinadas com proteínas, vegetais e gorduras boas. 

Dica de ouro

A forma de preparo dos alimentos também conta. Quando cozidos no vapor, os alimentos perdem menos nutrientes. Além disso, a casca da batata e da mandioca também são ricas em nutrientes.

A nutricionista explica ainda que os demais tipos de preparo podem ocasionar perda das propriedades nutricionais do alimento: “ a pior delas é a fritura em imersão, que além de perder nutrientes, ainda produz substâncias como radicais livres e gordura trans que incorporam nos alimentos e são prejudiciais à saúde”, finaliza.

Fonte: Vanessa Furstenberger, nutricionista.

Veja também: Aveia ou granola: Qual é a melhor opção para um café da manhã saudável?

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes