Aveia ou granola: Qual é a melhor opção para um café da manhã saudável?

Alimentação Bem-estar
23 de Abril, 2024
Aveia ou granola: Qual é a melhor opção para um café da manhã saudável?

A primeira refeição do dia, sem dúvidas, é uma das mais importantes. Por isso, nada como começar com um café da manhã com frutas, carboidratos e proteínas. Mas quando o assunto é escolher a fonte de fibras do café da manhã, muita gente se questiona se deve priorizar a aveia ou a granola. Mas será que existe uma opção mais saudável entre os dois cereais? 

Quem responde é a nutricionista e personal trainer, Aline Becker

“As duas opções são fibras, tanto a granola quanto a aveia são opções de fibras. Porém, o que a gente tem que tomar cuidado é que geralmente a granola ela vem acompanhada de açúcar, de óleo e de conservantes. Tudo isso acaba tornando a granola não tão interessante nutricionalmente falando”, diz Becker. 

Aveia ou granola: Vantagens de cada alimento

Apesar da aveia sair na frente da granola, as duas fontes de fibras podem ser benéficas para a saúde, se consumidas da forma correta. Veja os benefícios de cada uma delas a seguir: 

Aveia 

A aveia é uma fibra com vários benefícios. Ela se destaca por ser versátil, o que permite que seja usada de diferentes formas na cozinha. Outra vantagem é a saciedade. Quando a gente tem na refeição a fibra, ela acaba promovendo a saciedade e fazendo com que você se sinta satisfeita quando tem aveia naquela refeição.

Um outro ponto positivo é que a aveia contém beta glucana, uma fibra solúvel que tem mostrado muito a reduzir os níveis de colesterol e resistência à insulina. “A aveia também é antioxidante, ela tem vitaminas. Ela é versátil também, tem minerais e ajuda muito em uma alimentação saudável”, finaliza Becker. 

Veja também: Panqueca de banana com aveia para o café da manhã: veja como fazer

Granola

A granola é outra fonte de fibras interessante para alimentação. Além disso, a textura e o sabor tornam o alimento prático de ser incluído na rotina. “A gente consegue introduzir a granola na nossa rotina de uma maneira muito prática, colocando em cima do iogurte ou até mesmo de um de um de um bowl de açaí, por exemplo”, complementa, Aline.

O problema está nos aditivos que a granola, em especial, pode conter:

“Quando adicionamos açúcar ou óleo ou produtos que tendem a conservar mais o produto, aumentamos também o teor de açúcar naquele produto e aumentando o pico de insulina e aumentando os níveis de açúcar no sangue”, explica a especialista e complementa: “A granola tem várias opções com açúcar, com óleo, com conservantes para realmente o sabor da granola ficar mais interessante, mais palatável e crocante também”. 

Aveia ou granola: afinal, como escolher entre os dois alimentos?

A gente viu que tanto a aveia quanto a granola, elas trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde, inclusive para a saúde intestinal. O grande segredo aqui é saber escolher uma boa granola. Então, quando for às compras, fique atento aos rótulos e observe as quantidades de açúcar, gordura, aditivos químicos, conservantes. “Tudo isso empobrece a tabela nutricional do alimento”, complementa a nutricionista. 

É importante ressaltar que, mesmo com as características de cada um, não existe nenhum melhor ou pior que o outro. A composição e as quantidades de cada alimento são determinantes para absorver o máximo das fibras no café da manhã. 

Dicas de ouro

Só a aveia ou granola não são suficientes para o café da manhã. Outros itens também devem compor essa primeira refeição do dia. Como por exemplo as proteínas, que aumentam a saciedade e favorecem o controle glicêmico ao longo do dia. Carboidratos também têm seu espaço na primeira refeição do dia, já que eles ajudam a aumentar a energia, principalmente antes do treino.

Por fim, as frutas não podem ficar de fora. Mamão, melão, maçã e banana são ótimas opções para complementar o café da manhã.

Fonte: Aline Becker, nutricionista.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes