Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Bem-estar Movimento
02 de Maio, 2024
Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

O alongamento é uma estratégia muito importante para quem treina. Isso porque a prática pode contribuir para melhorar o desempenho e até prevenir lesões. Contudo, muitos podem se questionar: é melhor alongar antes ou depois do treino? Saiba mais a seguir:

Preciso mesmo fazer alongamento?

A resposta é sim. O ortopedista Daniel Oliveira, especialista em coluna e diretor do NOT (Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte), explica que o alongamento é essencial tanto para quem realiza treinamentos de força (como a musculação), quanto para quem pratica os cardiorrespiratórios (corrida, natação, bike…).

“Pois ajuda a aumentar a flexibilidade dos músculos e tendões, melhora a amplitude dos movimentos e pode auxiliar na prevenção de lesões”, diz o médico. Depois de um treino puxado, a prática relaxa a musculatura, ajudando na recuperação muscular e até na redução de dores pós-exercício.

Leia também: Tudo sobre alongamento: tipos, benefícios e como praticar

Alongar antes ou depois do treino?

Especialistas afirmam que é melhor alongar depois do treino. “Há evidências que sugerem que o alongamento estático, quando realizado imediatamente antes do exercício, pode diminuir temporariamente a força muscular e a performance explosiva. Além de potencialmente aumentar o risco de lesões”, afirma o ortopedista.

De acordo com ele, isso ocorre porque o alongamento estático (aquele que fazemos parados, sem movimento) leva a uma redução da tensão muscular e da capacidade de os músculos gerarem força rápida e potente.

Além disso, o especialista conta que depois do exercício, nosso corpo está mais “aquecido”, o que torna o alongamento mais eficaz e seguro. “Alongar após o treino pode ajudar a relaxar os músculos tensos e promover a recuperação muscular, além de facilitar a redução da tensão muscular acumulada durante o exercício.”

Mas se não alongar, o que fazer antes do treino?

O Dr Daniel Oliveira recomenda os chamados alongamentos dinâmicos juntamente com um bom aquecimento ou exercícios de mobilidade. Essa combinação prepara os músculos e as articulações para o esforço que virá a seguir, além de ajudar no aumento da amplitude sem reduzir a performance:

  • Alongamento dinâmico: envolve movimentos leves e controlados que imitam o exercício ou a atividade a ser realizada, como balanços de pernas, rotações de braços e joelhos altos – que ajudam a aumentar a circulação sanguínea e a mobilidade articular;
  • Aquecimento: pode incluir atividades como caminhada rápida, trote leve ou polichinelos. Eles aumentam a temperatura corporal e a frequência cardíaca, preparando o corpo para exercícios mais intensos.

“A chave é entender o corpo e ajustar as práticas de alongamento e aquecimento conforme as necessidades individuais e o tipo de atividade física que será realizada”, finaliza.

Fonte: Daniel Oliveira, médico ortopedista especialista em coluna e diretor do NOT – Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte.

Alimentação e Movimento
Quer treinar em casa, mas não sabe como começar? Baixe o app da Vitat e tenha acesso a programas gratuitos para colocar o corpo em movimento!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher fazendo o exercício elevação lateral na academia
Bem-estar Movimento

Elevação lateral: aprenda a fazer o exercício para nunca mais errar!

Confira o passo a passo da execução da elevação lateral, um dos exercícios mais famosos para os ombros

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

benefícios do guaco
Alimentação Bem-estar

Como fazer chá de guaco? Conheça os benefícios e para que serve

A guaco é uma planta medicinal muito benéfica para a saúde, especialmente do sistema respiratório