Comer abacate todo dia faz bem para o intestino, diz estudo

Alimentação Bem-estar
15 de Abril, 2021
Comer abacate todo dia faz bem para o intestino, diz estudo

Há quem encare o abacate como inimigo das dietas. Isso por conta de seu alto valor calórico: são cerca de 350 calorias em uma unidade pequena. Mas, a verdade é que ele pode ser um grande aliado da alimentação saudável. E pode ajudar quem deseja perder uns quilinhos. Além disso, de acordo com um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, comer abacate todo dia faz bem para o intestino.

Rico em gorduras boas, como o ômega-3, o abacate é considerado um alimento saudável e que promove muitos benefícios para a saúde. Porém, ele é geralmente associado à saúde do coração. Agora, é possível afirmar que ele também é bom para o intestino e para a digestão.

Abacate x saúde do intestino: Qual a relação?

Ter o abacate como parte da sua dieta diária pode beneficiar a microbiota intestinal, ou seja, o sistema digestivo como um todo. Em resumo, graças ao grande teor de fibras que a fruta contém em sua composição. Não só, sua abundância em gorduras monoinsaturadas também favorece a saúde e o funcionamento intestinal.

Segundo o estudo, pessoas que comiam abacate todos os dias como parte de uma refeição tinham mais bactérias intestinais que quebram as fibras e produzem metabólitos que ajudam na saúde intestinal. Eles também tinham maior diversidade microbiana em comparação com pessoas que não receberam as refeições com abacate.

O estudo incluiu 163 adultos entre 25 e 45 anos de idade com sobrepeso ou obesidade. Assim, eles recebiam uma refeição por dia para consumir em substituição ao café da manhã, almoço ou jantar. Um grupo consumiu um abacate em cada refeição, enquanto o grupo de controle consumiu uma refeição semelhante, mas sem o abacate.

Leia mais: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate

A importância da saúde intestinal

Mas, afinal, por que é preciso se preocupar com a saúde do intestino? Basicamente, pois ela impacta na saúde do corpo inteiro.

Primeiramente, a saúde do intestino tem efeito direto sobre a imunidade. Ou seja, um intestino saudável resultado em uma imunidade fortalecida. Contudo, mais do que isso, a saúde intestinal também afeta o humor: a desregulação da microbiota intestinal pode causar sintomas da depressão e da ansiedade.

Ainda, de acordo com um estudo da Universidade de Cork, na Irlanda, a microbiota do intestino impacta diretamente não apenas o humor de uma pessoa, mas, na verdade, seu comportamento por completo.

Outros benefícios de ter um intestino saudável são, por exemplo:

  • Previne o inchaço
  • Evita a sensação de flatulência
  • Garante a boa aparência da pele
  • Previne doenças como a colite ulcerativa
  • Evita cólicas e dores de barriga
  • Protege a saúde do cérebro

Leia também: Consumo de fibras pode reduzir inflamações causadas por Covid-19

Como incluir o abacate na dieta

  • Na torrada
  • No pão
  • Como guacamole
  • Na salada
  • Em vitaminas, sucos e smoothies
  • Com cereal
  • Com outras frutas
  • Por fim, também é possível trocar o azeite de oliva pelo Azeite de abacate

Leia mais: Dicas de como usar abacate para emagrecer

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.