Azeite de abacate: O que é e benefícios do óleo

11 de novembro, 2019

Azeite de abacate é conhecido pelos benefícios que fornece à saúde. Ele contém gorduras saudáveis ​​para o coração, demonstrou reduzir a inflamação e proteger contra doenças cardíacas. Mas, com tantas propriedade assim, será que o azeite de abacate é melhor que o popular azeite de oliva?

O que é azeite de abacate

O óleo de abacate é prensado a partir do fruto do abacateiro. Você pode comprar o azeite refinado ou não refinado. Mas, a versão não refinada é prensada a frio, preservando cor e sabor naturais. Normalmente, o azeite refinado é branqueado e desodorizado, resultando em um produto menos saboroso.

Inúmeros estudos vincularam o óleo de abacate a poderosos benefícios à saúde, incluindo níveis reduzidos de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos. Versátil, o produto tem usos culinários e de cuidados com a pele. 

O que é azeite de oliva

O azeite é feito de azeitonas prensadas. Muitas variedades estão disponíveis, incluindo azeite puro, extra virgem ou virgem. 

O azeite virgem e o azeite extra-virgem são extraídos por prensagem a frio. O azeite rotulado como “azeite” ou “puro” contém uma mistura de óleo prensado a frio e óleo refinado que foi extraído por meio de produtos químicos ou calor. Assim, é fácil incorporar o azeite na dieta, pois é frequentemente usado como óleo de cozinha e de imersão.

Como o de abacate, o azeite de oliva há muito é elogiado por seus potenciais benefícios à saúde, incluindo um risco reduzido de certos tipos de câncer e redução dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

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Valores nutricionais em 15 ml

Azeite de abacate

  • Calorias: 120
  • Gordura: 14 gramas
  • saturada: 2 gramas
  • Monoinsaturada: 10 gramas
  • Poliinsaturada: 2 gramas
  • Vitamina E: 23% do valor diário recomendado

Azeite de oliva

  • Calorias: 120
  • Gordura: 14 gramas
  • Saturada: 2 gramas
  • Monoinsaturada: 10 gramas
  • Poliinsaturada: 1,5 gramas
  • Vitamina E: 33% do valor diário recomendado

Benefícios do azeite de abacate

Antioxidantes

Antioxidantes são substâncias que reduzem o estresse oxidativo, combatendo os radicais livres em seu corpo. Assim, tanto o azeite de abacate quanto o azeite de oliva contêm esses compostos poderosos, particularmente a vitamina E.

Porém, o azeite pode conter um pouco mais de vitamina E do que o óleo de abacate, já que uma colher de sopa (15 ml) de óleo de abacate contém cerca de 23% da recomendação diária de vitamina E, enquanto o azeite fornece 33%. 

Contudo, os dois óleos são particularmente ricos em luteína, um antioxidante que beneficia especialmente a saúde da pele e dos olhos.

Saúde da pele

A aplicação de óleo de abacate pode ajudar a acalmar a pele seca ou danificada, além de melhorar os sintomas de psoríase. 

Da mesma forma, o azeite há muito tempo é utilizado em produtos cosméticos e de cuidados com a pele, incluindo a prevenção de infecções e a cura de queimaduras, cortes e feridas. 

Ponto de fumaça do azeite de abacate

O ponto de fumaça de um óleo é a temperatura na qual ele começa a se degradar e liberar radicais livres nocivos. Mas, o óleo de abacate tem um ponto de fumaça mais alto que o azeite, o que significa que não queima tão rapidamente.

Por exemplo, o ponto de fumaça do óleo de abacate é superior a 250 ° C, enquanto o azeite pode queimar a 191 ° C.

Portanto, pode ser melhor usar óleo de abacate para técnicas de cozimento que exijam altas temperaturas, como refogar, grelhar e assar.

Absorção de nutrientes

Os altos níveis de gorduras monoinsaturadas no abacate e no azeite podem ajudar o corpo a absorver nutrientes importantes. Pois, isso vale especialmente para os carotenóides, um tipo de antioxidante encontrado em muitas frutas e legumes coloridos. Ou seja, eles são solúveis em gordura, o que significa que o corpo os absorve melhor quando consumidos juntamente com alimentos ricos em gordura.

Curiosamente, um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que comer uma salada com óleo de abacate aumentou significativamente a absorção de carotenóides dos vegetais.

Da mesma forma, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona, na Espanha, descobriu que a adição de azeite a um copo de suco de tomate aumentou a absorção do licopeno carotenóide.

Qual é melhor: azeite de abacate ou oliva?

No geral, o azeite de abacate e o azeite de oliva são fontes nutritivas de gorduras saudáveis ​​e antioxidantes. Assim, ambos os óleos beneficiam a saúde do coração devido ao seu conteúdo semelhante de ácido oleico, um ácido graxo ômega-9 monoinsaturado.

Além disso, ambos promovem a saúde da pele e ajudam na cicatrização de feridas. Mas, o óleo de abacate tem um ponto de fumaça particularmente alto em comparação com o azeite. Por isso, pode ser mais adequado para métodos de cozimento em alta temperatura. Por fim, independentemente de qual você escolher, o óleo de abacate e o azeite de oliva podem servir como adições saudáveis ​​à dieta quando usados com moderação. 

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