Conservar abacate na água impede que ele amadureça?

25 de março, 2022

O abacate é muito usado em receitas salgadas e doces, mas se verde, seu gosto pode ser um pouco amargo — e a textura, amarrar na boca. Por isso, alguns métodos antigos, como colocar a fruta no forno morno e desligado, são usados para que ele amadureça rapidamente. Mas e para preservá-lo por mais tempo, existe algum truque? Uma trend no TikTok viralizou ao defender que conservar abacate na água impede que ele amadureça. 

Leia também: Fica o dia todo sentado? Confira alimentos amigos da circulação

A dica do aplicativo é justamente deixar a fruta submersa na água dentro da geladeira. Depois, bastaria retirar o alimento do líquido para consumi-lo. Entretanto, especialistas não recomendam o hábito. Isso porque a prática pode não ser tão segura para a saúde. Deixar o abacate e seus derivados — o avocado, muito consumido em todo o mundo — na água pode acabar fazendo com que o alimento desenvolva bactérias como salmonella e listeria monocytogenes.

A listeria monocytogenes pode causar meningite e várias outras doenças. Já a salmonella é responsável por enjoos, vômitos, diarreia e também pode gerar complicações graves. Mesmo que por curtos períodos, essas bactérias podem usar o abacate como abrigo. 

Leia também: Chá de flor de laranjeira tem efeito calmante. Saiba como preparar

Então, como conservar abacate?

Para quem busca preservar o alimento por mais tempo, dicas práticas e conhecidas como congelar ou refrigerar por um ou dois dias são opções que não oferecem riscos à saúde. Além disso, se o abacate estiver cortado, guarde-o em um pote bem vedado para que a fruta não oxide. Por fim, também é recomendado lavar ou higienizar a casca do abacate para evitar a proliferação de bactérias.  

Dica útil: Se o seu abacate já estiver aberto, algumas gostas de limão na polpa da fruta evitam que ela fique escura.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.