Chá de flor de laranjeira tem efeito calmante. Saiba como preparar

Alimentação Bem-estar
25 de Março, 2022
Chá de flor de laranjeira tem efeito calmante. Saiba como preparar

Admirada pela beleza e pelo perfume, a flor de laranjeira tem diversos benefícios quando consumida. Um dos produtos derivados da planta e que costuma fazer sucesso é a água de flor de laranjeira. Além disso, ela ainda é usada na composição de perfumes, na culinária e para fins medicinais. Outra opção que tem efeitos calmantes e afrodisíacos é o chá de flor de laranjeira.

Ela é encontrada nos pés das laranjeiras, árvores responsáveis pela laranja — fruta que tem como maior produtor e exportador o Brasil. Na cor branca, a flor de laranjeira é mundialmente conhecida, mas nem todos sabem a lista de benefícios que a planta carrega.

Benefícios do chá de flor de laranjeira

O chá de laranjeira tem poderes calmantes e curativos. As receitas medicinais feitas com essa planta ajudam a combater a ansiedade. Um estudo publicado no Pub Med comprovou tal benefício a partir da descoberta de um óleo extraído da flor.

Além disso, o chá também ajuda pessoas com distúrbios do sono a terem uma noite melhor, sendo assim, é ótimo para enxaqueca e insônia.

Uma pesquisa ainda descobriu que o chá de folha de laranjeira possui efeito antioxidante. Ou seja, ele ajuda no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de doenças como câncer e Alzheimer.

Receita de chá de flor de laranjeira

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de flores secas de laranjeira;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque as flores secas de laranjeira em algum recipiente de sua preferência. Depois, ferva a água. Em seguida, desligue o fogo e misture as flores de laranjeira na água. Tampe o recipiente e deixe abafando por dez minutos. Por fim, use um coador e sirva. 

Além disso, é possível usar o chá de flor de laranjeira na pele do rosto, como um tônico. Entretanto, para isso, é importante deixar ele algumas horas na geladeira. Caso você possua alguma alergia, melhor evitar o uso e consultar um profissional antes de testar.

Outra opção é colocar algumas gotas no travesseiro antes de dormir. As propriedades calmantes podem ser aproveitadas também dessa forma.

Leia mais: Chá de folha de carambola: veja os benefícios e como preparar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas