Chá de folha de carambola: veja os benefícios e como preparar

23 de março, 2022

De cor amarela e com formato de estrela, a carambola não é a primeira escolha dos brasileiros. A fruta pode ser azeda ou doce e é utilizada em diferentes ocasiões. Ela pode ser consumida in natura ou até como acompanhamento de pratos com aves e peixes. Além disso, o chá de folha de carambola também é uma opção interessante para os que gostam da fruta.

O consumo de chás aumentou significativamente no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, ele cresceu 25% entre 2013 e 2020. E apesar de a carambola não ser tão popular por aqui, por meio de suas folhas, é possível preparar um chá e aproveitar os benefícios do alimento!

Benefícios do chá de folha de carambola

Pela grande quantidade de água em sua composição, a carambola colabora para a hidratação do organismo. Além disso, ela é baixa em calorias e gorduras e, por isso, pode ser considerada um alimento bastante saudável. 

A fruta também possui muita vitamina C (cerca de 60,9 mg a cada 100 g), o que favorece a ação antioxidante e protege as células dos efeitos dos radicais livres. Além disso, a vitamina também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Fonte de fibras, a carambola ainda auxilia no bom funcionamento do intestino e na sensação de saciedade por mais tempo.

Riscos

Apesar de todos os benefícios, a carambola não pode ser consumida por qualquer pessoa. Na verdade, aqueles que sofrem com doenças renais não devem ingerir a fruta de forma alguma. Isso porque ela contém uma toxina, chamada de caramboxina, que deve ser liberada pela urina. Entretanto, pessoas com problemas nos rins não conseguem filtrar todo o sangue e correm o risco de serem intoxicadas pela fruta.

Os principais sintomas da pessoa intoxicada são: 

  • Soluço contínuo;
  • Confusão mental;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Convulsões.

Mesmo para aqueles que não têm doenças renais, é interessante fazer um consumo moderado da fruta. Assim, o ideal é que seja consumida apenas uma carambola por dia.

Chá de folha de carambola

Ingredientes:

  • 1 col (sopa) de folha de carambola;
  • 1 xíc (chá) de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a água para ferver. Em seguida, pique as folhas de carambola e coloque-as no recipiente da água. Tampe e deixe abafando por cerca de 5 minutos. Por fim, coe e beba.

Leia mais: Chá de casca de nozes: benefícios e como fazer

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.