O gengibre é uma planta cuja raiz tem sido usada há mais de dois mil anos na culinária e na medicina alternativa – ou seja, como tempero para dar sabor a diferentes pratos, e também como remédio para o alívio de inúmeros incômodos. Da mesma forma, o chá de gengibre faz sucesso, e é utilizado no Brasil principalmente em situações de gripes e resfriados. Saiba mais:
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o gengibre é uma planta originária da Ásia que pode atingir até 1,50 metro de altura, possui flores amarelo-esverdeadas e frutos pequenos e arredondados. No entanto, é a raiz (rizoma) que se destaca por suas utilidades medicinais e culinárias.
São três as variedades de gengibre mais conhecidas: branca, azul e amarela. Todas elas concentram micronutrientes importantes para a saúde humana, como potássio, magnésio e vitamina C (segundo a TBCA, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).
O sabor e o aroma característicos do alimento se dão por conta dos gingeróis, substâncias que garantem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ao tempero.
Leia também: Gengibre: Benefícios, para que serve e como consumir
A planta vem sendo muito estudada pela ciência, que já encontrou algumas vantagens do chá de gengibre para a saúde:
A ação mais comprovada do chá de gengibre é com relação ao sistema digestivo. Estudos já mostraram que a raiz é eficaz para aliviar os enjoos da gravidez, de situações pós-operatórias e de tratamentos quimioterápicos.
Cólicas, indigestão e gases também são combatidos com a ingestão da bebida.
Quem nunca preparou um chá de gengibre após contrair uma gripe ou um resfriado? Afinal, a propriedade anti-inflamatória do ingrediente pode contribuir para a diminuição de incômodos como dor de garganta, enquanto o líquido quente auxilia no descongestionamento das vias respiratórias.
Os estudos mostram que o gengibre em pó pode ser benéfico no caso de menstruações dolorosas que não são causadas por outro distúrbio (dismenorreia primária).
O chá de gengibre pode ser um aliado de quem está em um processo de perda de peso, mas vale ressaltar que a bebida, sozinha, não emagrece. Isso porque o alimento é termogênico, ou seja, pode dar uma leve potencializada no metabolismo. Além de também contribuir para a sensação de saciedade.
No entanto, a bebida não faz milagres, e deve ser combinada com uma alimentação equilibrada e com a prática regular de atividades físicas. Ademais, é recomendado procurar orientação de um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento natural para emagrecimento.
Leia também: Água com gengibre emagrece? Benefícios e como preparar a bebida
Apesar de ajudar na sensação de bem-estar durante gripes e resfriados e na diminuição de alguns sintomas, o chá de gengibre não cura a gripe. Na verdade, o consumo do chá de gengibre é apenas uma das inúmeras estratégias de tratamento para essas doenças, que envolvem também repouso adequado, ingestão de líquidos e uso de alguns analgésicos indicados pelo médico.
Leia também: Gengibre com limão melhora a gripe? Veja dica de preparo
A ciência diz que sim – na verdade, a suplementação de gengibre pode até ser benéfica para algumas pessoas com a condição. Foi o que concluiu uma revisão de estudos publicada em 2019 no Phytotherapy Research.
Contudo, isso não quer dizer que está liberado beber litros e litros de chá de gengibre por dia sem consultar o seu médico antes, viu? E muito menos trocar o remédio tradicional pela bebida. Isso porque cada caso é um caso, e os próprios autores do artigo evidenciaram a necessidade de mais investigações sobre o tema. Na dúvida, procure o seu especialista.
Leia também: Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?
De acordo com o Manual MSD, “o gengibre não costuma ser prejudicial, ainda que em algumas pessoas provoque uma sensação de queimação quando ingerido. O gengibre também pode provocar desconforto digestivo e causar um gosto desagradável na boca. O gengibre pode aumentar o risco de hemorragia.”
Assim, a página indica que indivíduos que tomam gengibre e medicamentos para prevenir a formação de coágulos fiquem de olho quanto ao aparecimento de sangramentos e/ou coágulos. Além disso, em todos os casos, é sempre bom consultar um médico ou nutricionista antes de adicionar o chá de gengibre ao cardápio.
Primeiramente, leve o gengibre e a água ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Então, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 2 minutos e adoce.
Primeiramente, leve o gengibre e a água ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Então, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 2 minutos e adoce.
Primeiramente, leve o gengibre e a água ao fogo e deixe ferver de 8 a 10 minutos. Então, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 2 minutos e adoce.
Leia também: Shots de gengibre detox para começar o dia
Primeiramente, leve o gengibre e a água ao fogo e deixe ferver de 8 a 10 minutos. Então, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 2 minutos, acrescente o restante dos ingredientes e sirva.
Primeiramente, ferva a água com o pedaço de gengibre e as cascas da laranja por 5 minutos. Então, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 2 minutos. Por fim, coe e sirva.
Primeiramente, ferva o cravo e a canela na água por 5 minutos. Então, desligue o fogo, acrescente o gengibre e deixe descansar por mais 2 minutos. Por fim, coe e beba (fica uma delícia gelado).
Primeiramente, pique a raiz em pedaços bem pequenos (ou rale, se preferir) e adicione ao leite quente. Então, mexa até amornar e adoce com mel, se necessário.