É normal sentir enjoo no final da gravidez?

Gravidez e maternidade Saúde
22 de Setembro, 2022
É normal sentir enjoo no final da gravidez?

De acordo com o Departamento de Saúde da Austrália, de 15 a 20% das gestantes podem sofrer com enjoo no final da gravidez, ou seja, até o terceiro trimestre. Além disso, 5% ainda pode senti-lo até o parto em si. Embora o sintoma seja mais comum durante o início da gestação, existem explicações fisiológicas para que ele também ocorra perto da chegada do bebê.

 “No último trimestre da gestação, o útero já tem um volume bastante aumentado, comprimindo e modificando o posicionamento das estruturas normais do abdômen, como o fígado, o estômago e as alças intestinais. Por isso, é mais comum sentir inchaço, refluxo, e azia nesse período. Além disso, a soma desses fatores pode contribuir para o enjoo”, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês e Albert Einstein.

Só que, diferente do início da gestação, o enjoo no final da gravidez não acontece exclusivamente no período matinal. Ele pode aparecer em qualquer momento do dia. Inclusive, sabe-se também que a ânsia nesse período não ocorre devido ao ambiente hormonal que se forma na gravidez – principalmente no começo para que ela seja mantida e evolua de maneira saudável.

Leia mais: Dor na relação sexual é sinal de gravidez, como relatou Viih Tube?

O que fazer para amenizar o enjoo no final da gravidez?

De acordo com Alexandre, a alternativa principal para amenizar o sintoma está na alimentação. Em outras palavras, ele recomenda que a gestante coma em quantidades menores, mas mais vezes ao dia.

O especialista também orienta grávidas a evitarem alimentos muito líquidos, como ensopados, porque isso aumenta a probabilidade de refluxo ao se deitar e, consequentemente, de enjoo.

“Por fim, se possível, é importante que a gestante dê preferência para descansar virada para o lado esquerdo. Dessa maneira acaba-se evitando a pressão sob o estômago”, explica Alexandre. Inclusive, não por acaso, essa é a melhor posição para a grávida dormir. Clique aqui para saber mais sobre o assunto!

Fonte:

  • Dr. Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês e Albert Einstein.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista!

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Uso de Ozempic e anestesia
Saúde

Uso de Ozempic e anestesia: pacientes precisam de cuidados especiais

Medicamentos aumentam o risco de aspiração pulmonar durante o procedimento. Entenda!