Dor na relação sexual é sinal de gravidez, como relatou Viih Tube?

Gravidez e maternidade Saúde
22 de Setembro, 2022
Dor na relação sexual é sinal de gravidez, como relatou Viih Tube?

Na terça-feira (20), Viih Tube, que é ex-BBB e influenciadora digital, anunciou que está grávida do seu primeiro filho. O bebê é fruto do relacionamento com Eliezer, também ex-BBB. A notícia foi dada em um vídeo publicado no YouTube, com os dois emocionados ao revelarem a novidade. Mas foi em uma caixinha de perguntas, no Instagram, que Viih contou mais detalhes sobre a suspeita da gestação. Dentre os sinais que despertaram a possibilidade dela estar gestando, o que chamou a atenção do casal é que a influenciadora digital estava sentindo dor na relação sexual.

A partir disso, ela procurou o médico para entender o que poderia ser. No entanto, o comentário da ex-BBB levantou a dúvida: dor na relação sexual é sinal de estar grávida? De acordo com Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP, não. “Normalmente, sentir desconforto durante a relação sexual não é o principal sintoma de gravidez”, detalha o especialista. Naira Scartezzini Senna, ginecologista e obstetra, dá a mesma resposta. “Desconforto na atividade sexual não é uma hipótese de gestação descrita na literatura médica”, reforça a doutora.

Carlos também explica que a dor de cabeça bem como a enxaqueca não costumam ser os principais indicativos de gestação na maior parte das mulheres – ainda que esses dois sintomas também tenham sido citados pela influenciadora digital como sinais gestacionais que a fizeram procurar por atendimento especializado.

Além do incômodo durante a relação sexual, Viih Tube disse que sentia cólicas após o ato e esse tende a ser um cenário possível para quando a mulher está grávida e sabe disso. “Algumas figuras femininas que já estão grávidas eventualmente podem sentir cólica após a relação sexual. Esse é um sintoma bem comum”, detalha Carlos.

Leia mais: Afinal, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional, como aconteceu com Viih Tube?

Se dor na relação sexual não é indicativo de gravidez, como se chega ao quadro?

Embora a solução que a influenciadora digital encontrou foi a de fazer o teste de gravidez, normalmente, o caminho da descoberta da gestação não é esse. Suspeita-se que a mulher está gestando em duas situações.

A primeira é quando ela chega ao consultório com queixas inespecíficas. Por exemplo, dor na relação sexual, enxaqueca e entre outros sintomas citados pela ex-BBB. “Nesse caso, o médico apenas conversando com ela não consegue ter o diagnóstico. Então, quando ele parte para o exame físico e de imagem/ultrassom, acaba descobrindo que a paciente está grávida”, esclarece Carlos.

Já a segunda situação está mais dentro da suspeita comum de gravidez. Isso porque a paciente chega ao consultório relatando três casos (juntos ou separados):

Diante de um desses cenários, o médico recorre à realização do beta HCG para conferir se a mulher está grávida ou não. Vale ter em mente que os primeiros sintomas gestacionais costumam surgir 15 dias após a relação sexual e, normalmente, o primeiro sinal é enjoo.

Fonte:

  • Dr. Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP, membro da FEBRASGO e especialista em Perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, e em Infertilidade Conjugal e Ultrassom em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO.
  • Dra. Naira Scartezzini Senna, ginecologista e obstetra, professora e consultora do grupo Afya.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

bebê pode comer camarão
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade

Bebê pode comer camarão? Pediatra explica

Crianças podem ser introduzidos a frutos do mar a partir dos 6 meses de idade, segundo a SBP