Chá de folha de acerola é rico em vitamina C. Veja como preparar em casa

Alimentação Bem-estar
18 de Março, 2022
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Chá de folha de acerola é rico em vitamina C. Veja como preparar em casa

Quando falamos em frutas ricas em vitamina C, a maioria de nós pensa logo na laranja ou no limão. Mas a verdade é que uma plantinha muito comum no Brasil ganha das duas no quesito concentração desse nutriente: a acerola. O suco dela possui até 100 vezes mais vitamina C do que os sucos dos outros dois alimentos. E não para por aí: o chá de folha de acerola também pode ser ingerido e oferece inúmeros benefícios para a saúde! Saiba mais:

Benefícios do chá de folha de acerola

A aceroleira, cujo nome científico é Malpighia emarginata, teve origem no Caribe, mas hoje está muito presente na América do Sul. No Brasil, a sua fruta é usada em sucos, doces, sorvetes e produtos fitoterápicos, graças às altas concentrações de vitamina C, ácidos fenólicos, flavonoides, polifenóis, carotenoides, antocianinas e diversas vitaminas e sais minerais.

Estudos mostram que a folha da árvore também traz uma série de vantagens para quem a consome, como:

É rica em fibras

Principalmente ligninas e pectinas, que são consideradas fibras insolúveis — isto é, que não se dissolvem na água e passam intactas pelo trato gastrointestinal.

Elas aumentam o volume fecal, gerando mais saciedade e melhorando o aspecto das fezes. Sem contar que absorvem fluidos e outros produtos da digestão (alguns até tóxicos para o organismo). Por fim, a presença dessa substância no corpo acelera os movimentos intestinais, ajudando a prevenir a constipação.

Contém boas doses de proteína vegetal

O extrato feito com a folha de acerola carrega 20,9 mg de proteínas a cada 1mL.

Também é fonte de sais minerais

O ferro ajuda a prevenir a anemia e funciona como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, transporte o oxigênio para todo o corpo.

Já o manganês está principalmente associado à produção de tiroxina (T4), um hormônio da tireoide. Porém, ele também é importante para o controle da glicemia, bem como atua na síntese de proteínas e é essencial para o metabolismo. Não só, ele é importante para a pele, pois ajuda na cicatrização.

Por fim, o cobre contribui para o transporte de ferro, para o fortalecimento da imunidade e para a saúde cerebral. No caso dos bebês, o cobre é importante para a formação do sistema imunológico.

Possui ação antioxidante

A presença de vitamina C e compostos fenólicos torna o chá de folha de acerola um protetor contra a ação desenfreada dos radicais livres, que estão ligados à queda da imunidade, ao envelhecimento precoce e a diversas doenças crônicas, como diabetes e até câncer.

Tem papel antifúngico

A folha é uma boa inibidora do crescimento de Candida spp, um fungo que pode gerar uma infecção denominada candidíase.

Leia também: Chá de folha de amora: benefícios e como preparar em casa!

Como fazer chá de folha de acerola

É sempre bom consultar um médico ou um nutricionista antes de adicionar receitas e bebidas no cardápio, mesmo que elas sejam naturais. Isso porque algumas substâncias podem ser contraindicadas para grupos específicos. Além disso, o especialista também recomendará a quantidade ideal a ser consumida por dia.

Ingredientes do chá de folha de acerola:

  • 10 a 15 folhas de acerola higienizadas;
  • 1 litro de água;
  • Canela em pau.

Modo de preparo:

Primeiramente, esquente a água até levantar fervura. Em seguida, desligue o fogo, acrescente as folhas maceradas e a canela e abafe por alguns minutos. Por fim, coe e beba.

Referência: Os Benefícios Do Uso Das Folhas De M. Emarginata (Aceroleira) Para A Saúde Orgânica, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2019.

Que tal incluir os benefícios dos chás no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Bom Humor, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora dos estados de irritação e estresse. Sua composição contém camomila, canela, melissa, erva-doce, gengibre, capim cidreira e rosa silvestre. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.